Alunos do curso de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul realizam "Jogo de Empresas"

Publicado em: 23 de abril de 2013 10h04min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

Com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos uma aproximação com a prática do mercado, a sétima fase do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participou de uma atividade chamada “Jogo de Empresas”. A ação faz parte da disciplina de Seminários Avançados I, ministrada pelo professor Roberto Dall'Agnol, e aconteceu de 17 a 19 de abril.

A atividade foi realizada através do software de simulação “Jogo de Empresas”, que, segundo Dall'Agnol, traz muitos resultados assemelhados aos que acontecem na realidade. “Com essa atividade, buscamos proporcionar ao estudante uma visão mais interativa das decisões que influenciam no mercado. No jogo, grupos de acadêmicos representam empresas, tomam decisões relacionadas à produção, ao marketing e ao financeiro e concorrem entre si. A ideia é possibilitar um ambiente onde os alunos utilizam as teorias a que tiveram acesso, de uma maneira aplicada. A perspectiva não é trazer, necessariamente, teorias novas, mas demonstrar a utilidade das teorias que já foram conhecidas”, explica.

Os grupos foram formados por três estudantes, sendo que cada um deles era responsável por uma área da empresa (produção, marketing e financeiro) e um aluno ainda acumulava a função de gerente geral. De acordo com a acadêmica Cristina Santos, que liderou o grupo vencedor do jogo, a atividade foi esclarecedora. “Todos os cenários do jogo nos preparam realmente para a atuação profissional. Tivemos prazos para tomar decisões importantes a uma organização e para projetar cenários reais. Isso contribuiu bastante com nosso aprendizado”, ressalta.

No último dia de atividades, todos os grupos apresentaram a estratégia utilizada durante o jogo. “Essa troca de informações sobre as percepções que cada grupo teve sobre coisas que acontecem no mercado foi muito importante”, conclui Cristina.