Alunos e professores de Laranjeiras do Sul participam do 8º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Publicado em: 03 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 07h01min

Nos dias 25 a 28 de novembro, alunos e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram do 8º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O congresso, que contou com apresentação de 76 palestrantes e painelistas nacionais e estrangeiros, é o principal evento acadêmico em agroecologia do Brasil.

Na abertura do CBA, o teólogo e filósofo Leonardo Boff falou sobre a importância do cuidado do homem com a natureza e o equilíbrio do sistema ecológico. Boff é autor de dezenas de livros sobre ecologia, alguns deles premiados, e acompanha os movimentos sociais contribuindo para os debates.

“O pensamento que criou a crise não pode ser o mesmo que vai nos tirar da crise, tem que ser outro, significa que devemos inventar uma nova forma de habitar o planeta, de produzir e consumir, de nos relacionar entre nós e a terra”, afirmou Boff em sua apresentação, fazendo referência a um pensamento de Albert Einstein.

Vinte acadêmicos dos cursos de Agronomia, Ciências Econômicas e Engenharia de Aquicultura participaram do congresso, acompanhados pelos professores Betina Muelbert, Débora Leitzke Betemps, Diego dos Santos, Gilmar Franzener, Julian Perez Cassarino, Lisandro Tomas Silva Bonome, Pedro Ivan Christoffoli e Tiago da Costa. Dez trabalhos realizados por alunos em coautoria com os professores foram apresentados no CBA, que teve um total de 1.055 trabalhos científicos e acadêmicos selecionados.

“Para mim foi importante porque estavam presentes os principais nomes da agroecologia no Brasil e no mundo, como Miguel Altieri, Clara Nichols, Stephen Gliessman, Eduardo Sevilla Guzmán, entre outros. Também pude constatar, ao conversar com muitos pesquisadores e técnicos, que as experiências em piscicultura são poucas e é uma área que tem muito ainda o que ser desenvolvido”, afirma a professora Betina.

O congresso contou com 4 mil participantes. É voltado para pesquisadores, técnicos, agricultores e também cidadãos. Seu objetivo principal é abrir um espaço para debate, reflexão e intercâmbio de experiências e conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos. O resultado dessa troca de conhecimentos é uma contribuição ao processo de construção e orientação de estratégias para o desenvolvimento rural e estilos de agricultura de base ecológica e com base nos princípios da Agroecologia.

No evento, o professor Julian Perez Cassarino lançou o livro “Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura”, do qual é um dos autores. O livro está disponível para download.

Confira os trabalhos de alunos e professores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul apresentados no Congresso Brasileiro de Agroecologia:

Apresentações Orais de Relatos de Experiências:

- Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Rio Bonito do Iguaçu, PR. Autores: Jéssica Tais Gebauer, Jezica Dortelmann, Thais Mazon, em coautoria com os professores Tiago da Costa e Julian Perez-Cassarino.

Apresentação de Posters:

- Mapeamento de Processos na execução de compras de produtos ecológicos na alimentação escolar: estudo de caso da Cooperjunho e Agaeco. Autores: Aline Silva, Rodrigo Novakosk, em coautoria com os professores Julian Perez-Cassarino e Tiago Costa.

- Implementação da modalidade PAA compra institucional: uma proposta de introdução de alimentos ecológicos nos restaurantes universitários. Autores: Andrea Pires, em coautoria com os professores Julian Perez-Cassarino e Tiago da Costa.

- Análise da intenção de aquisição de alimentos lácteos orgânicos no município de Cascavel - PR. Autores: Cristina Stutmer dos Santos, Pedro Ivan Christoffoli, Paulo Alexandre Nunes, Aline de Pieri, Glaucia Keli Back, Jezica Dortelmann, em coautoria com os professores Tiago da Costa, Pedro Ivan Christoffoli e Paulo Alexandre Nunes.

- Certificação orgânica para piscicultura na agricultura familiar camponesa. Autores: Desieli Amorin, em coautoria com as professoras Betina Muelbert e Maude Borba.

- Transição agroecológica e Construção de Mercados na Região da Cantuquiriguaçu e Região Centro do Paraná.Autores: Jakeline Martins Vaz, Glaucia Keli Back, em coautoria com o professor Julian Perez-Cassarino.

- Estudo exploratório da presença de frutas nativas nas pequenas propriedades da Região do Cantuquiriguaçu/PR.Autores: Débora Leitzke Betemps, Rudinei Miotto, Joelcio Vigolo, Lucas Schainhuk, em coautoria com as professoras Catia Tavares dos Passos, Manuela Pereira e Débora Leitzke.

- Extrato etanólico de própolis na indução de fitoalexinas em sorgo e na atividade antifúngica sobre Botrytis cinerea ePhaeoisariopsis griseola. Autores: Diana Baldin, Eliziane Scariot, Fábio Junior Telaxka, Jonas Marcelo Jaski, em coautoria com o professor Gilmar Franzener.

- Controle alternativo da ferrugem branca da rúcula pelo extrato aquoso de plantas medicinais. Autores: Lucas De Liberalli, Gabriela Silva Moura, em coautoria com o professor Gilmar Franzener.

- Políticas Públicas e Agroecologia: uma experiência do Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Laranjeiras do Sul. Autores: Gerson Bernardo Frühling, Cristina Sturmer dos Santos, Danieli Konopka, Diego dos Santos, em coautoria com os professores Pedro Ivan Christoffoli, Josimeire Aparecida Leandrini e Diego dos Santos.