Atividades externas movimentam semana de estudantes do Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 09 de agosto de 2013 10h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul participaram, nesta semana, de visitas técnicas a diversas localidades da região. As atividades servem como complemento aos conteúdos apresentados pelos professores em sala de aula. Confira abaixo mais detalhes sobre as visitas:

Virmond

Na quinta-feira (8), alunos da primeira fase de Agronomia realizaram visita técnica à Cooperativa dos Produtores de Leite de Virmond (PR), à Casa da Memória do município e a propriedades de produção de caprinos e de gado de leite. “Eles puderam observar a grande demanda por profissionais de extensão e assistência técnica que atuem em prol da diversificação e organização de propriedades rurais e promovam ações de estímulo ao turismo rural”, ressalta a professora Tania Neunfeld.

Usina hidrelétrica

Como parte da disciplina de Tópicos especiais em Aquicultura, acadêmicos da sétima fase do curso de Engenharia de Aquicultura visitaram, no dia 6 de agosto, a Usina Hidrelétrica de Salto Santiago, localizada em Saudade do Iguaçu (PR). Além de visitarem a usina, os estudantes conheceram o trabalho de monitoramento de peixes realizado pela empresa. “Todas as hidrelétricas precisam ter programas ambientais voltados para peixes e, nesta visita, os acadêmicos tiveram contato com mais uma possível área de atuação profissional”, destaca a professora Betina Muelbert.

Entre Rios

Também no dia 6, estudantes da terceira fase do curso de Educação no Campo foram até o Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR), e visitaram o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, o Museu Histórico de Entre Rios e a Comunidade Remanescente Quilombola Invernada Paiol de Telha. As atividades são parte das disciplinas de Antropologia das populações rurais e Introdução às Ciências Agrárias, ministradas pelas professoras Patrícia Guerrero e Tania Neunfeld, respectivamente. Também participaram das visitas os docentes Miguel de Carvalho e Ana Paula Fonseca.

Dia de Campo

Acadêmicos da sétima fase de Agronomia participaram do “Dia de Campo de Canola”, realizado pela empresa AG Teixeira, com apoio da Embrapa e Cooperativa Agrária Agroindustrial, na última segunda-feira (5), em Candói (PR). No evento, os discentes acompanharam as seguintes apresentações, realizadas por profissionais da área: “Cenário da canola no Brasil”, “Custos e resultados de milho pós-canola” e “Resultados de pesquisas na FAPA”. O professor Geraldo Deffune, que ministra a disciplina de Culturas de inverno, acompanhou os estudantes na atividade.