Ato simbólico marca início das obras da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de setembro de 2011 14h09min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min

Apesar das obras já estarem em andamento, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizou, na última quarta-feira (21), um ato simbólico para marcar o início da construção do campus. Estiveram presentes no ato o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o diretor do campus de Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, a coordenadora acadêmica, Betina Muelbert, professores, técnicos administrativos e estudantes.

O vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, abriu o ato falando sobre a UFFS ser a concretização de um sonho e dos desafios que já foram alcançados e de outros desafios que ainda virão. “Este ato solene que marca o início das obras do campus é um momento histórico para a comunidade local e regional, que aponta para a concretização da universidade. Concretização em um duplo sentido, porque para muitas pessoas a visibilidade da universidade se dá em função da obra, da construção do campus definitivo. As expectativas, a esperança de se ter uma universidade nesta localidade se concretiza com os prédios. Um momento importante para Laranjeiras do Sul e toda a região da Cantuquiriguaçu, que tanto lutou para uma universidade pública, uma universidade Federal e que está, agora, podendo visualizar o campus definitivo”, ressaltou.

Segundo o diretor da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, o ato simbólico teve como objetivo principal demonstrar, efetivamente, a instalação da UFFS. “ Estamos mostrando para a sociedade que a UFFS está presente aqui na região e que ela veio para ficar. Temos um orçamento de 56 milhões para investir  neste campus, este é um orçamento do Governo Federal, construído a partir da luta dos movimentos sociais, das organizações da região, inclusive das prefeituras que trabalharam para trazer para cá a UFFS. É uma conquista da sociedade ter uma universidade pública, gratuita e popular, que investe muitos recursos na região”, afirmou.

No ato, foram plantadas duas árvores nativas, a Araucária que é símbolo do Estado do PR, uma pelo vice-reitor da UFFS e a outra pelo diretor do campus Laranjeiras do Sul.

OBRAS

Na primeira fase de implantação do campus definitivo, já em andamento, serão construídos o Bloco A, prédio de 4.925 m² com quatro andares e quarenta salas; e três blocos para laboratórios didáticos, com 1.151 m² cada bloco. Esta fase de construção do campus totalizará em 8.375 m² de área construída, com previsão de conclusão em julho de 2012.