Publicado em: 12 de dezembro de 2012 10h12min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 10h01min
Nesta terça-feira (11), a comunidade acadêmica dos campi Laranjeiras do Sul e Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), comunidades indígenas da região e representantes de entidades relacionadas ao tema participaram de uma reunião para debater o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas da universidade. O evento foi organizado pela comissão de elaboração da Política Indígena da UFFS e aconteceu no auditório do Campus Laranjeiras do Sul.
No início do evento, o diretor de Políticas de Graduação da pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e membro da comissão, Élsio Corá, apresentou o processo seletivo 2013 da UFFS, dando destaque às vagas destinadas a pretos, pardos ou indígenas. Em seguida, iniciaram as discussões sobre a minuta do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas.
De acordo com o professor do Campus Laranjeiras do Sul e integrante da comissão, Cristiano Augusto Durat, a reunião foi proveitosa principalmente pela participação efetiva das comunidades indígenas. “Este programa diz respeito não só ao acesso dos povos indígenas à universidade, mas também à permanência, e tudo que envolva o ensino, pesquisa e extensão. Acredito que iremos aproveitar muito do que foi sugerido hoje e espero que nos outros campi a participação indígena também seja efetiva”, afirma.
Na mesma linha, a professora do Campus Realeza e também membro da comissão, Susana Schlemper reforça a importância das comunidades indígenas participarem das discussões. “Além de proporcionar o acesso aos povos indígenas, a UFFS está dando a oportunidade para que eles possam também participar da elaboração da forma que se dará esse acesso”.
O vice-cacique da Terra Indígena Boa Vista, Lucas Tavares, foi um dos participantes do evento. “Foi muito importante estarmos presentes no debate de hoje. A UFFS irá se tornar um exemplo, pois está reconhecendo as comunidades indígenas”, ressalta.
No encerramento do debate, a presidente da comissão e diretora de Extensão da pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Monica Hass, explicou que, após as discussões nos campi, a comissão irá finalizar o documento e encaminhá-lo à reitoria para aprovação nas instâncias decisórias.
Debates nos campi
Nesta quarta-feira (12), as discussões sobre o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas acontecem no Campus Chapecó. Estão programados, ainda, debates nos campi Erechim e Cerro Largo, dias 13 e 14, respectivamente.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim