Campus Laranjeiras do Sul promove treinamento para operação de extrusora
Equipamento está disponível para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Publicado em: 25 de abril de 2022 12h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2022 14h04min

Na última semana, foi promovido treinamento em “Operação de extrusora para ração de peixe". A atividade foi realizada no Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

Participaram da atividade o engenheiro de aquicultura Renato Glowka, o técnico de laboratório de aquicultura Daniel Hide e estudantes dos cursos de Engenharia de Aquicultura e Agronomia. O treinamento foi ministrado pelo técnico de laboratório Frank Belettini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Belettini é biólogo e doutor em aquicultura e possui experiência em diversas operações na área de criação de animais aquáticos. 

A ação foi proposta pela Coordenação Adjunta de Laboratórios em parceria com a equipe do projeto de pesquisa "Processamento de Gryllus assimilis para uso protéico na alimentação humana e animal". O intuito é capacitar os servidores e estudantes para operar o maquinário e, desse modo, atender aos anseios das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A partir do treinamento mais pessoas estão habilitadas a manusear a extrusora. O conhecimento sobre a operação do equipamento possibilitará aos professores e estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura a realização de mais projetos, pesquisas e atividades de ensino e extensão. A máquina também está disponível para projetos, pesquisas e demais atividades dos cursos de Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Agronomia e dos programas de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 

A extrusora permite produzir tanto as rações que flutuam, para animais que comem na superfície, quanto as rações que afundam, para aquelas espécies que comem no fundo. Conforme Belettini, “o equipamento também permite regular a umidade, temperatura, velocidade de corte etc. Os insumos para a produção da ração são definidos de acordo com a formulação e a espécie que irá consumir, pode-se utilizar soja, milho, farinha de peixe, premix vitamínico e mineral, entre outros”. 

Belettini comenta que “o Departamento de Aquicultura da UFSC também possui o mesmo equipamento, e é possível que alunos, professores e técnicos da UFFS visitem a UFSC para uma vivência na fábrica de ração, visando aprimorar os conhecimentos”. 

 

Galeria de Imagens: