Campus Laranjeiras do Sul recebe encontro preparatório para reconhecimento de cursos

Publicado em: 15 de fevereiro de 2013 10h02min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 10h01min

Nesta sexta-feira (15), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou no Campus Laranjeiras do Sul um encontro de preparação e sensibilização da comunidade acadêmica para o reconhecimento dos cursos pelo Ministério da Educação (MEC). Além de docentes, discentes e técnico-administrativos do Campus, estiveram presentes membros da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Pesquisa Institucional (PI).

Segundo a pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, o evento visa dialogar, orientar e esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica. “Esta reunião é uma forma de sensibilização para que a comunidade acadêmica entenda a importância deste momento da instituição. Cada um dos professores, técnico-administrativos e alunos tem uma parcela de contribuição a dar para que esse processo de ensino-aprendizagem seja efetivo e de qualidade”, ressalta.

Claudia explica que o trabalho para o reconhecimento dos cursos teve início já no processo de implantação de cada uma das graduações. “O trabalho começou desde o momento em que os colegiados se reuniram para preparar os Projetos Pedagógicos dos Cursos, pois sabia-se que o que estava sendo preparado era o que seria avaliado mais adiante. O que está sendo executado em sala de aula durante todo o curso foi planejado para, então, se tornar o produto, o resultado desse processo. Depois disso, temos a participação do nosso aluno no Enade e a avaliação in loco do MEC”, completa.

No final de 2012, a UFFS protocolou 18 solicitações de reconhecimento de curso no e-MEC (sistema criado para a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação), entre elas estavam Educação no Campo e Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul. No próximo mês de abril, serão protocoladas solicitações dos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura e outros 11. Já em outubro, a universidade protocolará mais quatro solicitações, incluindo a do curso de Engenharia de Alimentos. Para que estes pedidos sejam solicitados é preciso que o curso tenha entre 50% e 75% da carga horária já cumprida.

Os aspectos principais avaliados pelo MEC são infraestrutura, dimensão didático-pedagógica e corpo docente. Ainda não há uma data definida para as visitas dos avaliadores, mas elas devem acontecer durante 2013 e 2014.

O encontro preparatório realizado no Campus Laranjeiras do Sul foi o segundo promovido pela Prograd. Na quinta-feira (14), o Campus Realeza recebeu o evento. Confira a programação de reuniões nos outros campi:

19 de fevereiro

Campus Chapecó (Unidade Seminário) – 13h30min