Campus Laranjeiras do Sul recebe estudante da Universidade de Münster
Estudante veio ao Brasil em busca de novas experiências e para a realização de estágio na UFFS

Publicado em: 11 de junho de 2019 13h06min / Atualizado em: 11 de junho de 2019 14h06min

A UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul recebeu, entre os meses de março e junho, o estudante Alexander Bartosch, da Universidade de Ciências Aplicadas da cidade de Münster, na Alemanha. Alexander, que é formado em Educação Física e cursa uma segunda graduação em Nutrição, veio ao Brasil em busca de novas experiências e para a realização de estágio na UFFS.

Logo que chegou ao Brasil, Alexander foi recebido no Campus Chapecó pela Assessoria para Assuntos Internacionais, que o auxiliou no encaminhamento da documentação junto à Polícia Federal. Sua inserção na cidade foi apoiada por um grupo de estudantes voluntários que o acolheram em seu apartamento. Enquanto esperava pela legalização da documentação, participou de algumas aulas de português como língua estrangeira, que são oferecidas no Campus.

No Campus Laranjeiras do Sul o estudante cursou duas disciplinas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado pela UFFS – Campus de Laranjeira do Sul: Tópicos Especiais (Agricultura Orgânica – Experiências Europeias), ministrada pelo professor Rubens Fey e pela pesquisadora Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha; e, a disciplina de Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas, ministrada pelos docentes Rozane Triches (UFFS – Campus Realeza) e Julian Cassarino (UFFS – Campus Laranjeiras do Sul).

Bartosch também contribuiu na elaboração de artigo científico, comparando políticas públicas alimentares brasileiras com as alemãs, orientado pela docente Rozane, professora tutora que organizou a vinda de Alexander para o Brasil. O estudante realizou visitas na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, que integra o Show Rural Coopavel, assentamentos da reforma agrária, pequenos agricultores familiares, acompanhou projetos desenvolvidos em escolas, participou de palestras e reuniões e visitou a Terra Indígena Rio das Cobras, onde teve contato com projetos da área da Aquicultura.

Além das atividades na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Bartosch também esteve no Campus Realeza, onde conheceu projetos e pesquisas desenvolvidas pelo curso de Nutrição e participou de aulas teóricas e práticas do curso, assim como visitou escolas e estabelecimentos comerciais atendidos pelo Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional.

Além de conhecer os dois campi da UFFS, entre os dias 29 de abril e 04 de maio, Bartosch visitou a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), em Francisco Beltrão-PR, onde conheceu associados, experiências agroecológicas em Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVFs), feiras, processo de certificação da Rede Ecovida de Agroecologia, Escola do Campo, entre outras.

Bartosch relata: “a minha experiência aqui foi muito completa e obtive diversas informações. Não imaginava que o ensino aqui na UFFS seria tão semelhante ao ensino na minha universidade na Alemanha. Alguns temas abordados aqui são diferentes daqueles que acompanhei na Alemanha, obviamente, porque os problemas encontrados aqui são diferentes daqueles que temos lá, tanto na agricultura como na nutrição, entretanto também temos problemas em comum, como por exemplo a obesidade. Os temas que acompanhei aqui na UFFS foram muito interessantes e agregaram conhecimento, tanto pessoal como profissional”.

Galeria de Imagens: