Campus Laranjeiras do Sul promove o III Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu
Evento acontece entre os dias 13 e 17 de setembro.

Publicado em: 15 de julho de 2021 10h07min / Atualizado em: 14 de setembro de 2021 21h09min

A Desenvolve Consultoria Júnior - Empresa Júnior da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, promove o III Encontro Técnico da Cultura do Morangueiro na Região da Cantuquiriguaçu - PR. O evento está programado para ocorrer entre os dias 13 e 17 de setembro.

Assim como nas edições anteriores, durante o evento serão abordados os principais temas sobre a cultura e cultivo do morangueiro, além de informações que visam expandir o conhecimento na área de fruticultura.

Nesta edição, o evento será on-line e totalmente gratuito. As palestras serão gravadas e disponibilizadas no YouTube da Desenvolve Consultoria Júnior. A participação no evento é aberta a estudantes, agricultores, técnicos da área, professores e demais interessados na temática.

Não será necessário realizar inscrição prévia. Haverá certificação para quem assistir pelo menos 75% das palestras, para isso, é necessário preencher a lista de presença no link que será disponibilizado ao final de cada palestra.

Conforme relata a coordenadora do evento, professora Cláudia Simone Madruga Lima, a programação ainda está sendo definida. “Estamos aguardando a confirmação de algumas empresas/entidades apoiadoras e palestrantes, mas já podemos adiantar que teremos a presença de pesquisadores e palestrantes que são referência na área desse cultivo como, por exemplo, pessoas da Embrapa, do IDR/Emater e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), isso nos deixa muito feliz. Também já confirmamos o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/EMATER), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Grupo de Pesquisa em Horticultura da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul”.

“Esse é o terceiro encontro do morangueiro que organizamos, e somando as duas edições anteriores - que foram presenciais - tivemos uma participação de aproximadamente 600 pessoas oriundas de mais de vinte municípios da região. Além disso, no último encontro, recebemos participantes que vieram de outros estados para participar do evento” comenta a docente.

Sobre a programação, a professora explica: “nesta edição, optamos por realizar o evento durante cinco dias consecutivos, sempre a partir das 19h, visando facilitar a participação das pessoas que trabalham e estudam durante o dia. Nossa expectativa é que o evento tenha ampla participação da população em geral e faça tanto sucesso quanto nas duas primeiras edições e, principalmente, que o conhecimento seja amplamente compartilhado com os agricultores, estudantes, profissionais e pesquisadores da área”.

Para participar do evento nas edições anteriores, havia a cobrança de uma pequena taxa de inscrição, porém, neste ano, o Encontro será totalmente gratuito. A professora enfatiza: “Para aqueles que têm interesse nessa área, é uma excelente oportunidade para participar de um evento com palestrantes que são referência no cultivo do morangueiro e que certamente compartilharão muito conhecimento e sem qualquer custo”.

Informações

Mais informações podem ser obtidas no Instagram do evento @domorangueiro ou solicitadas no e-mail desenvolveconsultoriajr@gmail.com, no telefone (42) 9816-1340, com a estudante e Presidente da Desenvolve, Camila Laís, ou com a coordenadora do evento, professora Cláudia Lima, no e-mail claudia.lima@uffs.edu.br.

PROGRAMAÇÃO:

13/09
19h - Abertura oficial do evento.
19h30 - Palestra: Panorama da produção de morangueiro no Brasil.
Palestrante: Pesquisador Dr. Luis Eduardo Antunes (EMBRAPA).

14/09
19h - Palestra: Tendências da produção de morangueiros em sistema orgânico.
Palestrante: Extensionista Mestre Nilson Bernabé (IDR/EMATER).

15/09
19h - Palestra: Cultivo do morangueiro em calhas com substrato e recirculação da solução nutritiva.
Palestrante: Profa. Dra. Roberta Peil (UFPel).

16/09
19h - Palestra: Uso de controle biológico no cultivo de morangueiro.
Palestrante: Enga. Agra. Karina Calil Caparroz (CEO Miguel Arcanjo Treinamentos).

17/09
19h - Palestra: Relato de experiência em comercialização de frutas de morango.
Palestrante: Dimorvan Antônio Santos (SEBRAE e Produtor Rural).
19h40 - Palestra: Pesquisas realizadas pela UFFS com a cultura do morangueiro.
Palestrantes: Profa. Dra. Cláudia Madruga Lima (UFFS - Campus Laranjeiras do Sul/PR) e Prof. Dr. Evandro Pedro Schneider (UFFS - Campus Cerro Largo/RS).

INFORME
Devido problemas técnicos, a transmissão da palestra "Pesquisas realizadas pela UFFS com a cultura do morangueiro", programada para dia 14/09, foi transferida para sexta-feira (17), às 19h40.

Galeria de Imagens: