Conselho Comunitário do Campus Laranjeiras do Sul debate a expansão de cursos

Publicado em: 16 de abril de 2013 10h04min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

O Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul realizou, nesta segunda-feira (15), a 1ª Sessão Extraordinária de 2013. O tema central da reunião foi a criação de novos cursos do Campus.

Para o presidente do Conselho Comunitário do Campus Laranjeiras do Sul, João Costa, é fundamental que a comunidade externa participe dos debates sobre a expansão da UFFS. “Realizamos aqui no Conselho Comunitário uma continuidade dessa discussão sobre a criação de novos cursos, já que ela também está acontecendo com a comunidade interna. Estamos debatendo quais cursos são mais necessários e podem ser mais efetivos no desenvolvimento da região. A comunidade externa tem legitimidade e necessidade de debater esse tema”, afirma.

Durante a sessão, o professor Felipe Monteiro apresentou dados do Núcleo Regional de Educação sobre o número de professores efetivos da rede estadual, por área de formação, na região de Laranjeiras do Sul. Outra informação apresentada pelo professor foi a demanda de vagas para professores no concurso público aberto pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), no início de abril. O objetivo da apresentação foi fortalecer o debate e colaborar com a análise de novos cursos de licenciatura.

Seminário

Visando ampliar ainda mais o debate sobre a expansão de cursos, o Conselho Comunitário trabalha na organização de um seminário com a comunidade externa. O evento está marcado para o dia 18 de maio, no auditório do Campus definitivo. “Nesse evento, vamos coletar as demandas da comunidade externa, debater a fundo a questão do desenvolvimento e o papel da Universidade e apresentar mais dados compilados pela comissão responsável pelo estudo do assunto. Vamos, ainda, abrir um espaço para diversas entidades trazerem suas expectativas sobre essa ampliação. Depois de todo esse trabalho sistematizado, realizaremos uma reunião em conjunto entre o Conselho Comunitário e o Conselho do Campus”, explica Costa.

De acordo com o Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Mayer, o seminário é uma oportunidade de toda a sociedade participar da decisão sobre os novos rumos que serão tomados pela Universidade: “Todos os setores organizados e representativos de Laranjeiras do Sul e região estão convidados a participar deste importante evento para opinar sobre a expansão da UFFS e os novos cursos do Campus”, completa.