Conselho de Campus de Laranjeiras do Sul aprovou nota em defesa da Ciência e contra o negacionismo no contexto da pandemia da Covid-19
A nota foi aprovada na 6ª Sessão Ordinária do Conselho de Campus

Publicado em: 12 de julho de 2021 15h07min / Atualizado em: 12 de julho de 2021 15h07min

Na última quinta-feira (8), durante a 6ª Sessão Ordinária de 2021, o Conselho de Campus da UFFS - Laranjeiras do Sul aprovou a publicação de “Nota em defesa da Ciência e contra o negacionismo no contexto da pandemia de Covid-19 - UFFS Campus Laranjeiras do Sul”.

Confira o documento na íntegra: 


"Nota em defesa da Ciência e contra o negacionismo no contexto da pandemia de Covid-19 - UFFS Campus Laranjeiras do Sul

Em primeiro lugar, a UFFS Campus Laranjeiras do Sul se solidariza com as famílias e amigos/as das mais de 530 mil vítimas da pandemia de Covid-19 que assola o Brasil e o mundo desde o final de 2019. Nesse sentido, reafirmamos o compromisso de nossa instituição na defesa da Ciência e produção de conhecimentos com a finalidade primeira de contribuir com o desenvolvimento social de nosso país e a defesa da vida.

A Ciência é uma das formas de conhecimento produzidas historicamente pela humanidade. Ao longo do tempo, as diferentes formas de conhecer foram sistematizadas e apropriadas pelos grupos sociais de modo a desenvolver explicações sobre os fenômenos que nos cercam, sejam eles de ordem natural, cultural, filosófica ou espiritual. Assim, as doutrinas religiosas, os saberes populares, a Filosofia e a Ciência são formas de conhecer, formular perguntas e as responder, tendo por base diferentes métodos e perspectivas teóricas. A Ciência não se sobrepõe às outras formas de conhecer, mas implica em especificidades que foram fundamentais para o avanço tecnológico e o progresso econômico, político e social da humanidade. Vale destacar o papel da Filosofia e de um de seus ramos, a Epistemologia, no sentido de compreender a ciência e problematizá-la.

Entre as principais características do conhecimento científico, podemos listar as seguintes: ele é objetivo, analítico, universal, comunicável, público, verificável, metódico, sistemático, legal, explicativo e previsível. Assim, a ciência não se furta à verificação de seus resultados, mas estabelece métodos que podem ser replicados e reproduzidos por outros/as cientistas, dando a este conhecimento uma abertura fundamental para novas descobertas e resolução de problemas, sem que o dogmatismo se faça presente em suas práticas. Com a Ciência, a humanidade pôde se conhecer melhor, conhecer as leis que regem os fenômenos naturais e sociais, acumular e produzir informações que contribuíram para muitos desafios da existência.

Como em outros momentos históricos, a Ciência foi fundamental no contexto da pandemia de Covid-19. Em um curto espaço de tempo, produzimos estudos sobre medidas eficazes de proteção contra o vírus Sars-CoV-2 (conhecido como "novo" coronavírus, causador da Covid-19), entre elas a importância do isolamento e distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e superfícies e testagem em massa; desenvolvemos vacinas seguras e eficazes, com estudos recentes bastante satisfatórios a respeito da imunização proporcionada por elas. Ademais, muitos estudos foram realizados no sentido de produzir drogas para o tratamento da doença. Alguns medicamentos mostraram-se ineficazes e outros comprovaram eficácia para casos graves e redução do tempo de internação, como é o caso do Remdesivir e o coquetel de anticorpos conhecido como Regn-Cov2, aprovados para uso emergencial no Brasil pela Anvisa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há, contudo, até o momento, a comprovação da eficácia de medicamentos para tratamento precoce da doença, o que significa que as medidas supracitadas continuam sendo as melhores formas de prevenir o contágio.

A UFFS Campus Laranjeiras do Sul colocou à disposição da comunidade regional e das secretarias de saúde da região os ultrafreezers de seus laboratórios, além de produzir artigos científicos a respeito da Covid-19 e realizar mensalmente o levantamento dos dados epidemiológicos da regional de saúde à qual o município de Laranjeiras do Sul faz parte.

É compromisso do Campus a divulgação de informações de qualidade a respeito da pandemia de Covid-19, tendo em vista a disseminação de notícias falsas (fake news) que tem prejudicado o enfrentamento da crise e produzido o negacionismo da Ciência e de suas importantes contribuições. Como instituição científica, nos comprometemos em defender a Ciência e sua democratização, além de nos colocar permanentemente à disposição da sociedade, a partir de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Ciência salva vidas!

Laranjeiras Do Sul-PR, 09 de julho de 2021.”