Cursos promovem a IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo
Evento ocorre entre os dias 10 e 12 de abril

Publicado em: 29 de março de 2018 10h03min / Atualizado em: 09 de abril de 2018 16h04min

Entre os dias 10 e 12 de abril ocorre, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, a IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo. O evento contará com palestras, oficinas, atividades culturais, apresentações de trabalhos, mesa-redonda, fórum de estudantes e, o lançamento do livro “Ensino de Física com Experimentos de Baixo Custo”, obra escrita por egressos da UFFS, técnica-administrativa e professora do Campus.

A semana acadêmica é promovida pelos cursos Interdisciplinar em Educação do campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas. Os interessados em participar podem realizar as inscrições na hora e local do evento, sem custos. As atividades são abertas para todos os interessados.

Conforme a Coordenadora do Curso Interdisciplinar em Educação do campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, Vivian Machado de Menezes, “a expectativa é que todos participem, temos palestrantes externos com palestras muito interessantes, dentro da temática Ensino de Ciências e Educação do Campo. As oficinas também contemplam todas as áreas do conhecimento. Teremos também rodada de debates, apresentações de trabalhos e lançamento de livro, onde haverá espaço para docentes, discentes e egressos exporem suas opiniões e questões com relação à Educação do Campo. Adicionalmente, teremos uma Atividade Cultural, onde todos poderão participar”.

Programação

Conforme a programação do evento, a abertura ocorre a partir das 8h30 do dia 10, seguido de mística e da palestra “Astronomia Indígena”, ministrada pelo físico e astrônomo Germano Bruno Afonso, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Afonso é mestre em Ciências Geodésicas e Doutor em Astronomia e Mecânica Celeste pela Universidade de Paris VI, e pós-doutor em Astronomia pelo Observatório da Côte d`Azur (França).

Ainda na terça-feira, no período da tarde, o evento continua com a realização das oficinas: Voz em ação (20 vagas); Softwares educacionais (25 vagas); Artesanato indígena (50 vagas); e, Como preparar uma videoaula usando o software Tracker (20 vagas);

Na quarta-feira (11), no período da manhã, ocorre a palestra “Ensino de Física e inovação didática: uma relação necessária” com o professor Ives Solano Araujo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a tarde a professora Cristiane Sander, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE), abordará a temática “Juventude e Educação do Campo”. Ainda na quarta-feira, no período noturno, acontece a Noite Cultural, que será realizada no Auditório do Bloco A, a partir das 19h.

Na quinta-feira (12) o evento tem continuidade com a oficina “Truques de óptica”, que disponibiliza 18 vagas e será realizada no Laboratório de Física Solar (sala 101), a partir das 14h. Simultaneamente, na sala 206 do Bloco A, ocorre o minicurso “A formação de professor para atuar nas escolas do campo: um olhar sobre as Leis Orgânicas” que oferta 50 vagas.

As atividades da semana encerram na noite do dia 12 com Apresentações de trabalhos e o lançamento do livro “Ensino de Física com Experimentos de Baixo Custo”, das 19h às 20h. Em seguida ocorre a mesa-redonda “Conversa com os egressos” que tem como objetivo promover discussão sobre as questões da Licenciatura em Educação do Campo.

O “Fórum dos estudantes”, que pretende promover debates sobre questões dos cursos, articulação do Centro Acadêmico e a organização da comissão da Semana Acadêmica de 2019, marca o encerramento da IV Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas em Educação do Campo.

Confira o cartaz com a programação completa.