Diretor do Campus Laranjeiras do Sul participa do I Seminário FORCAMPI
Martinho foi indicado como coordenador no Estado do Paraná

Publicado em: 17 de setembro de 2019 08h09min / Atualizado em: 17 de setembro de 2019 19h09min

Entre os dias 12 e 14 de setembro, o Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Junior, participou do I Seminário do Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino (FORCAMPI), realizado no campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA).

O FORCAMPI contou com a presença de dirigentes de 14 instituições federais de ensino e 22 campis avançados. O Seminário teve como objetivo promover o diálogo entre dirigentes de instituições federais de ensino de todo o país, debatendo sobre as possibilidades de melhorias dos campi que foram criados a partir do processo de interiorização das universidades e institutos federais e a troca de experiências entre os gestores dos diferentes campi.

Durante o evento foi realizada a atualização e organização administrativa do FORCAMPI, estabelecendo as coordenações nacional, regionais e estaduais. Martinho foi indicado como coordenador no Estado do Paraná.

Vários encaminhamentos foram definidos a partir do Seminário, entre eles o Dossiê do FORCAMPI, o Caderno de Resumos de trabalhos do evento, a eleição da coordenação nacional e dos coordenadores de Estado do Fórum e a carta de Porto Seguro, elaborada durante a plenária de encerramento.

Conforme relata Martinho, “a carta de Porto Seguro, que assino, é resultado de três dias de estudo e participação no fórum de dirigentes fora de sede. Nesse fórum, houve a deliberação em assembleia de coordenadores nacional, regional e estadual. Nesse sentido estou na coordenação do Estado do Paraná para articular o encontro estadual das universidades e institutos federais públicos, com a finalidade de identificar as dificuldades, necessidades, potencialidades, fragilidades e,  com a comissão nacional do Fórum, agir politicamente para buscar recursos via emendas parlamentares em Brasília”.

Carta de Porto Seguro
Durante o I FORCAMPI foi debatida e aprovada a Carta de Porto Seguro do FORCAMPI, documento que contempla aspectos sobre a realidade dos campi e considerações sobre o Future-se.