Docentes do Campus Laranjeiras do Sul levam contribuições para Conferência de Meio Ambiente

Publicado em: 25 de junho de 2013 11h06min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Junior, José Francisco Grillo e Mariano Luis Sanchez, ministraram palestras durante a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente, nesta terça-feira (25). O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils).

A primeira abordagem foi realizada por Sanchez, que tratou do tema Geração de emprego e renda. O professor teve como base o projeto de pesquisa “A política nacional de resíduos sólidos e os problemas de sua aplicação na cidade de Laranjeiras do Sul”, coordenado por ele, em 2011. “Minha contribuição visou ajudar no debate para definir as políticas públicas municipais para resolver o problema do processamento de resíduos sólidos na cidade e a questão da inclusão social dos catadores de materiais recicláveis”, explicou.

Já a fala do professor Grillo teve como foco a temática Resíduos orgânicos urbanos. “Eu apresentei a proposta de um projeto de extensão que envolva a reciclagem de galhos de podas de árvores, que, muitas vezes, vão para os lixões e acabam diminuindo a vida útil do local. Dessa forma, o projeto tem o objetivo de criar uma usina comunitária para transformar esses galhos, que são resíduos urbanos, em compostagem e depois destrinchar essa compostagem em adubo orgânico, substrato para cultivo de cogumelos medicinais e comestíveis e produção de frutas, como o morango, por exemplo”, ressaltou.

Machado Junior, por sua vez, ministrou a palestra Causa e consequências dos impactos ambientais gerados pelo lixo eletrônico. “Busquei mostrar o porquê do acúmulo de lixo eletrônico nas cidades brasileiras, conscientizar sobre a necessidade de uma política e de uma sistematização do tratamento desse lixo, fazer um resgate histórico do consumo de eletrônicos e dar exemplos de sistemas cooperativos que trabalham com esse material”, pontuou.

O evento

A IV Conferência Municipal de Meio Ambiente de Laranjeiras do Sul visou debater quatro questões: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental. “Estamos contando com a contribuição de professores da UFFS, que tem conhecimento aprofundado sobre os temas que estamos abordando. A universidade tem sido uma parceira importante nesse processo, assim como a FAI e a Unicentro”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ademir Severino Alves.

As palestras aconteceram durante o período da manhã. Na parte da tarde, foram organizados grupos de trabalho e a eleição dos delegados para a conferência estadual.