Publicado em: 24 de agosto de 2022 17h08min / Atualizado em: 26 de agosto de 2022 14h08min
No início do mês de agosto, ocorreu o lançamento do jogo Sociedades, Opioides e Capivaras, um jogo interativo de sociologia. O jogo é fruto do trabalho desenvolvido pelo professor Felipe Mattos Monteiro e pelos estudantes Ana Eduarda de Matos, Julia Toebe Zen, Kauane Andreiov Soares Antunes, Lucas Hardt de Lima e Rebecca Ramos Dias, do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
O jogo constitui-se como um instrumento de ensino de sociologia que tem como principal objetivo simular múltiplas dimensões da vida social por meio de um jogo que conta histórias dinâmicas, nas quais o jogador pode interagir com as escolhas do personagem.
A ferramenta de ensino busca auxiliar estudantes e professores a problematizar categorias sociológicas importantes, tais como: estrutura de classes sociais, estratificação social, poder, gênero, raça, capitais sociais e econômicos, entre outras.
Durante o jogo, o jogador assume o papel de diversos personagens e, de acordo com suas características sociais, culturais, políticas e econômicas, precisa fazer escolhas que influenciarão sua posição no mundo social.
A elaboração do jogo iniciou nesse primeiro semestre de 2022 e segue em desenvolvimento. A proposta de criação está associada à disciplina “Laboratório de Prática de Ensino em Ciências Sociais”, que tem como objetivo produzir práticas alternativas e inovadoras de ensino em Ciências Sociais.
O trabalho com o jogo envolveu uma série de etapas protagonizadas pelos estudantes, desde a realização de estudos sobre a importância de manter a sociologia como disciplina do ensino médio, inclusive ampliando seu escopo para as fases iniciais do fundamental, a análise sobre a formação e a transformação do ensino de sociologia no país e em comparação com outras experiências internacionais e a avaliação do papel e o tratamento que o ensino de sociologia recebeu e vem recebendo pelos cientistas sociais.
Os estudos realizados pela equipe foram unânimes em apontar para um problema que registra a baixa produção e interesse da universidade pelo ensino de sociologia. Diante dessas dificuldades, surgiu a proposta de criação da ferramenta de ensino, materializada em um jogo interativo, visando romper lacunas e aproximar a sociologia produzida na universidade ao que vem sendo realizado na educação básica.
A produção do jogo também envolveu a leitura de outras experiências alternativas de ensino de sociologia e a discussão sobre cenários, características dos personagens, trajetórias de vida, que realidade eles reproduziam e as histórias que seriam contadas em conjunto com as categorias sociológicas.
Por se tratar de um jogo produzido na universidade pública e com a utilização de um software livre e gratuito, a ferramenta pode ser experienciada individualmente e coletivamente sem nenhum custo.
O jogo está disponível no endereço www.sociedadesopioidesecapivaras.com.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim