Publicado em: 29 de junho de 2023 17h06min / Atualizado em: 29 de junho de 2023 18h06min
Acadêmicos do curso de Ciências Sociais - Licenciatura vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ministraram oficina intitulada Desinformação e Democracia. A atividade foi realizada na quinta-feira (29) na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.
A oficina foi ministrada para estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza (CEEP). A atividade teve como objetivo oportunizar um espaço de reflexão entre estudantes do ensino médio técnico e acadêmicos da licenciatura em Ciências Sociais da UFFS sobre a importância da checagem de informações obtidas e as consequências da desinformação para a democracia no país e no mundo.
Conforme explica a coordenadora de área do Pibid de Sociologia, professora Fernanda Marcon, “A equipe do Pibid Sociologia desenvolve atividades no CEEP de Laranjeiras do Sul desde outubro de 2022. A oficina Desinformação e Democracia foi pensada pelos bolsistas e a professora supervisora no CEEP, Monica Laskoski, de modo a identificar a maneira como os estudantes do ensino médio técnico utilizam as redes sociais e obtêm informações. A partir desse levantamento, foi planejada a oficina com a utilização de vídeos com grande engajamento de público para que fossem discutidas as informações veiculadas, o formato em que se apresentam e as consequências da disseminação de informações falsas por esses vídeos”.
“Tomamos como exemplo a chamada "machosfera" e movimentos como o "Red Pill", em que uma série de coach's e pseudoespecialistas em psicologia feminina têm monetizado a misoginia em fóruns e canais da internet, promovendo um movimento de questionamento dos direitos das mulheres e do feminismo, colocando-os como "algozes" dos homens. Ao contrastar um vídeo produzido por um integrante do movimento Red Pill e um outro, produzido por um jornalista da BBC sobre o assunto, os pibidianos incentivaram o debate entre os estudantes do CEEP e demonstraram as formas de identificar informações falsas e fontes seguras de informação”, relata a professora.
Sobre a importância de promover o debate sobre esse assunto a docente comenta: “embora o fenômeno das chamadas "fake news" não seja novo, sabemos que a velocidade com que a informação é compartilhada atualmente é muito maior do que em tempos atrás. As notícias falsas têm se tornado uma ferramenta importante no sentido de mobilizar as pessoas em torno de ideologias políticas, sobretudo ideologias extremistas de supremacia racial e contrárias aos direitos humanos. Nesse sentido, a importância da discussão sobre as consequências da desinformação sobre a democracia e os direitos duramente conquistados é evidente, principalmente no contexto da educação básica, onde atuam os bolsistas do PIBID, licenciandos em Ciências Sociais da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. É importante que a juventude possa ter acesso e participar efetivamente de um debate que diz respeito ao seu futuro”.
PIBID Sociologia
O PIBID Sociologia conta com oito acadêmicos bolsistas e um estudante voluntário. A coordenadora de área do Pibid de Sociologia da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul é a professora Fernanda Marcon, e a supervisora do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco é a docente Monica Laskoski.
Em relação à participação dos estudantes de Ciências Sociais no PIBID, Fernanda comenta: “o PIBID é um programa fundamental para a permanência e qualificação dos licenciandos em Ciências Sociais. O contato com a dinâmica da educação básica desde o início do curso de licenciatura contribui de maneira decisiva para uma compreensão ampla do trabalho docente, que envolve muita pesquisa, reflexão, planejamento e prática. No caso das Ciências Sociais, são várias as habilidades exploradas, pois a própria docência e o contexto escolar são objetos de reflexão sociológica. Assim, a participação em programas como o Pibid e o Residência Pedagógica oportuniza uma experiência única de imersão no ambiente escolar durante toda a graduação”.
Cada projeto do Pibid tem duração de 18 meses e atua em diferentes escolas. “Atualmente, as ações do PIBID Sociologia ocorrem no CEEP. Em cada projeto, são realizadas diferentes atividades, como é o caso da oficina Desinformação e Democracia. A ideia é que esse importante programa de iniciação à docência tenha continuidade e possa seguir contribuindo em outras escolas do nosso município e região”, finaliza.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13 de novembro de 2024
Chapecó
12 de novembro de 2024
Concursos e Processos Seletivos
12 de novembro de 2024
Ensino
12 de novembro de 2024
Erechim
11 de novembro de 2024
Nossa UFFS