Frigotto palestra para comunidade acadêmica e professores da rede básica, em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 28 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto, proferiu duas palestras em Laranjeiras do Sul, na terça-feira (27). A primeira foi realizada no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, no período da tarde, e contou com a presença da comunidade acadêmica. À noite, a atividade aconteceu no Cine Teatro Iguassu e foi direcionada a educadores da rede básica de ensino dos municípios da região.

Apesar de alguns temas em comum, as duas palestras tiveram pontos específicos devido ao público diferenciado. A fala vespertina teve como título Trabalho, Formação Humana e a Questão da Ciência Hoje e a segunda, Trabalho e Formação Humana. “Na abordagem realizada na UFFS, dei mais ênfase nas diferentes ciências que fazem a leitura da concepção de trabalho e de educação. Meu objetivo foi mostrar as diferentes concepções de ciência e de conhecimento e a importância de uma universidade, que tem Ciências Humanas e Sociais, não tentar fazer compartimentos isolados e ter um diálogo possível entre os diferentes campos do conhecimento. Já na palestra realizada com os professores da educação básica, tratei de algumas diferenças conceituais, mostrando, por exemplo, que trabalho não é sinônimo de emprego. Outro ponto tratado foi sobre as várias perspectivas de educação, como do entendimento de uma educação que desenvolva todas as dimensões humanas ou de uma educação já focada no mercado, especialmente quando tratamos do ensino básico”, explicou Frigotto.

Para o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, a vinda de Frigotto traz uma contribuição importante para a UFFS. “Gaudêncio Frigotto é um expoente no tema da educação, trabalho e ciência. Ele é uma das pessoas que têm construído a questão dos fundamentos da educação e trabalho, que é um dos fundamentos da educação do campo. A presença dele aqui na Universidade tem relação com a contribuição da região na organização da Política Nacional de Educação do Campo e faz parte do fortalecimento da ideia de construirmos aqui um centro de educação, mas, especialmente, um centro de educação do campo”, ressaltou.

A pedagoga da Secretaria de Educação e Cultura de Laranjeiras do Sul, Eliane Ghizze, que prestigiou o evento noturno, destacou a relevância da palestra para os educadores da rede básica de ensino. “A fala do professor Frigotto foi de suma importância para refletirmos sobre a nossa prática pedagógica. É sempre importante termos contato com professores renomados da área da educação, como ele”.

As duas palestras foram organizadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Campus Laranjeiras do Sul. Ao final da atividade do período da noite, os inscritos receberam uma declaração de participação.