I Simpósio de Manejo Integrado de Plantas Daninhas do Sudoeste do Paraná é realizado com apoio da UFFS
Estudantes e professores do Campus Laranjeiras do Sul apresentaram trabalhos durante o Simpósio

Publicado em: 26 de março de 2018 17h03min / Atualizado em: 26 de março de 2018 17h03min

Foi realizado na última semana o “I Simpósio de Manejo Integrado de Plantas Daninhas do Sudoeste do Paraná”, evento que reuniu estudantes, professores, pesquisadores e técnicos de extensão rural em busca de informações e apresentação de trabalhos desenvolvidos sobre a temática.

O Simpósio, realizado de 21 a 23 de março, no Centro de Eventos de Pato Branco-PR, foi organizado em parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco e a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB).

O evento foi o primeiro de natureza técnico-científica a abordar com profundidade o tema na região Sudoeste do Paraná, objetivando apresentar e debater a questão do manejo de plantas daninhas em sistemas agrícolas, enfatizando o manejo integrado.

Conforme explica o professor Henrique von Hertwig Bittencourt, que colaborou na organização e representou a Direção do Campus na abertura do simpósio, “o tema do evento tem constituído um dos principais desafios enfrentados pelos agricultores atualmente, por isso, o presidente da comissão organizadora professor Michelangelo Muzell Trezzi, da UTFPR de Pato Branco, propôs sua realização”.

Bittencourt destaca que seis alunos da UFFS, dos cursos de graduação em Agronomia e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, apresentaram trabalhos de pesquisa. “Os trabalhos, apresentados nas seções de pôsters, foram desenvolvidos no Campus Laranjeiras do Sul e abordaram as temáticas biologia e ecologia de plantas daninhas e manejo alternativo. Além disso, o professor Siumar Pedro Tironi, da UFFS – Campus Chapecó, palestrou no evento sobre manejo de plantas daninhas voluntárias no cenário de novos traits”.

O professor comenta ainda sobre as possibilidades geradas a partir da participação do simpósio. Conforme Bittencourt, “além de debater sobre a temática, os 16 representantes da UFFS puderam ampliar as redes de contato, conversando e debatendo com estudantes e profissionais de outras instituições e empresas. Os estudantes e professores do Campus também aproveitaram a oportunidade para colaborar na divulgação da UFFS, no estande disponibilizado para a Instituição durante o evento, apresentando o Campus e os cursos de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Para o discente do curso de Agronomia, Leonardo Giovanetti, “participar de um evento sobre a temática é de extrema importância para entender a problemática atual do manejo de plantas daninhas sobre cultivos comerciais. Além disso, a participação possibilitou debater com os principais pesquisadores da área as novas estratégias de manejo, visando o controle integrado, permitindo uma produção economicamente viável e ambientalmente correta”.

O estudante comenta ainda que “além de excelentes palestras, tivemos a oportunidade de acompanhar a apresentação de diversas pesquisas sobre a temática do Simpósio, possibilitando a integração do Ensino e da Pesquisa de diversas universidades, agregando muito conhecimento”.

Durante o Simpósio, estudantes e docentes da UFFS apresentaram os seguintes trabalhos:

– Alelopatia de Ambrosia artemisiifolia na Germinação e Crescimento de Plântulas de Milho e Soja. Autores: Felix Benedetti Formigheiri; Maicon Reginato; Leonardo Khaoê Giovanetti; José Henrique de Carvalho; Lisandro Tomas da Silva Bonome; Henrique von Hertwig Bittencourt.

– Alelopatia de Exsudatos Radiculares de Plantas de Adubação Verde na Germinação e Crescimento de Plântulas de Plantas Daninhas. Autores: Maicon Reginatto; Leonardo Khaoê Giovanetti; Keidima Leite; Lisandro Tomas da Silva Bonome; Henrique von Hertwig Bittencourt; Gabriela Silva Moura.

– Interferência de Extratos de Diferentes Plantas Espontâneas sobre a Germinação de Feijão Preto (Phaoseolus vulgaris) e Alface (Lactuca sativa). Autores: Marcos Paulo Bertolini da Silva; Luís Alberto Lima dos Santos; Gabriela Silva Moura; Gilmar Franzener.

– Fitotoxidade Espacial e Temporal do Solo de Área Infestada com Capim-annoni-2. Autores: Edison Ferreira dos Santos Júnior; Marcelo Nogueira de Morais; Vanessa Gomes de Amorim; Henrique von Hertwig Bittencourt; Lisandro Tomas da Silva Bonome; Michelangelo Muzelli Trezzi.

– Levantamento de Fitonematoides Associados ao Sistema Radicular de Conyza bonarlensis e Euphorbia heterophylla no municipio de Laranjeiras do Sul – PR. Autores: Luís Alberto Lima dos Santos; Marcos Paulo Bertolini da Silva; Renan Paganini Valentini; Gabriela Silva Moura; Gilmar Franzener; Lisandro Tomas da Silva Bonome.

– Alelopatia de Plantas de Adubação Verde na Germinação e Crescimento Inicial de espécies de plantas daninhas. Autores: Maicon Reginatto; Leonardo Khaoê Giovanetti; Felix Benedetti Formigheiri; Lisandro Tomas da Silva Bonome; Henrique von Hertwig Bittencourt; Gabriela Silva Moura.

Galeria de Imagens: