II Semana Acadêmica de Ciências Econômicas acontece na próxima semana no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 15 de outubro de 2014 08h10min / Atualizado em: 19 de janeiro de 2017 08h01min

Inicia na próxima segunda-feira (20) e segue até a sexta-feira (24) a “II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Econômicas” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. As atividades acontecem no Cine Teatro Iguassu e no Bloco A do Campus e incluem palestras, minicursos e apresentações culturais. A participação no evento é gratuita e será aberta para acadêmicos, servidores e pessoas da comunidade externa.

A Semana Acadêmica tem objetivo de oferecer aos acadêmicos e à comunidade em geral a oportunidade de obter informações e conhecimentos adicionais relativos aos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, especialmente ao desenvolvimento regional e cooperativismo. Conforme o coordenador adjunto do curso de Ciências Econômicas, Paulo Nunes, “o evento buscará abordar os processos de transformação que aconteceram na economia brasileira nos últimos 20 anos, as transformações estruturais, econômicas e sociais”.

Na segunda, quarta e sexta-feira serão realizadas palestras no Cine Teatro Iguassu. Na segunda feira será abordado o tema “Análise conjuntural: entendendo a economia brasileira além da leitura de jornal e das tendências estatísticas”. Na quarta-feira acontece a palestra “Legado de Celso Furtado para o desenvolvimento brasileiro” será proferida pela Jornalista Rosa Freire d'Aguiar Furtado, viúva de Celso Furtado. Já na sexta-feira o tema será “A inflação e os 20 anos do plano real”.

As atividades da terça e quinta-feira serão voltadas para os acadêmicos de Ciências Econômicas. Na terça (21) será abordada a implantação da “Empresa Junior” e da “Incubadora”, com a participação de representantes da “Empresa Junior Sem Fronteiras da UFFS – Campus Chapecó” e do “Movimento Brasil Junior”, vinculado à Confederação Brasileira das Empresa Juniores, os quais compartilham suas experiências com os acadêmicos. Na quinta-feira serão oferecidos minicursos.

Conforme a coordenadora do curso de Ciências Econômicas, Janete Stoffel, “o evento é organizado pelos estudantes integrantes do Centro Acadêmico de Ciências Econômicas e tem apoio do Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da UFFS”.

Inscrições e Programação:

As inscrições podem ser realizadas na hora e local do evento, basta preencher a lista de presença que estará disponível no local. As palestras de segunda, quarta e sexta-feira serão abertas para toda a comunidade; já as atividades de terça e quinta-feira são voltadas aos discentes do curso.

Clique aqui para conferir a programação completa da semana acadêmica.