Laranjeiras do Sul: articulação entre ensino, pesquisa e extensão é debatida pelo curso de Agronomia

Publicado em: 24 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 09h01min

Na última quarta-feira (22) o curso de Agronomia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu a palestra “A articulação ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional de Agronomia com linha de formação em Agroecologia”. A atividade faz parte do Ciclo de Debates do Curso de Agronomia acerca do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), que visa reformular o PPC.

A coordenadora do curso, Manuela Pereira, descreve as etapas do encontro: “foram três etapas, a primeira foi a palestra, seguida por grupos de discussão, que debateram o problema 'Como o curso de Agronomia deve propor a Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão de forma que essa seja base para a formação dos egressos?', a qual foi indicada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). Posteriormente, os grupos socializaram as propostas que foram discutidas coletivamente”. Manuela relata ainda que “o professor Mussoi pode contribuir para as discussões e trouxe uma análise a partir das experiências pessoais e no âmbito da UFSC e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) de como fazer ensino, pesquisa e extensão de forma que contribua para a construção, o desenvolvimento e o fortalecimento da Agroecologia”.

Em sua fala, Mussoi apresentou ao público uma visão da relação ensino, pesquisa e extensão a partir de sua vida profissional e de um trabalho realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O palestrante relata que “neste trabalho intitulado ‘Extensão Universitária: entre o continuísmo e a utopia’ foram analisados 8 anos de extensão universitária, com 18 mil eventos de extensão, a partir dele chegamos a algumas conclusões e muitas interrogações, mas certamente o trabalho é válido para a discussão do currículo”.

Palestrante

Eros Marion Mussoi é professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), foi diretor e chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia pelo Instituto de Sociologia y Estudios Campesinos (ISEC) de Córdoba – Espanha e pós-doutorado em Extensão Rural Agroecológica pela Universidade de Córdoba – Espanha. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural, com ênfase em Extensão Rural e políticas públicas, Agricultura Urbana e Periurbana. Mussoi assessorou o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Trabalhou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Moçambique na África entre 1985 e 1990. Fez consultorias internacionais no Panamá (FAO), Cuba, Moçambique e Haiti (Missão Diplomática de apoio ao Haiti).