Publicado em: 09 de agosto de 2019 12h08min / Atualizado em: 09 de agosto de 2019 14h08min
Na noite de quinta-feira (8), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizou a cerimônia de transmissão dos cargos que compõem a equipe diretiva do Campus: Direção, Coordenação Acadêmica e Coordenação Administrativa.
O evento, realizado no Auditório do Bloco Docente/Administrativo, reuniu servidores docentes e técnico-administrativos, funcionários terceirizados, estudantes, representantes de diversas instituições, imprensa local e comunidade regional.
O professor Martinho Machado Júnior assumiu a Direção de Campus, cargo anteriormente ocupado pela docente Janete Stoffel. O cargo de coordenador acadêmico foi transmitido ao professor Thiago Bergler Bitencourt, em substituição à docente Katia Seganfredo, e o administrador Ronaldo José Seramim assumiu a Coordenação Administrativa, ocupada até então pelo técnico administrativo Sandro Neckel da Silva.
Em entrevista para a Assessoria de Comunicação do Campus Laranjeiras do Sul, o Diretor Martinho Machado Júnior fala sobre as expectativas e desafios para a gestão do Campus. Confira:
ASCOM-LS: Quais são suas expectativas em relação à Direção do Campus?
Esperamos fazer uma gestão de modo que a UFFS esteja mais visível para toda a população, especialmente da Cantuquiriguaçu. Pautados por uma gestão democrática, pluralista, republicana e científica, pretendemos incentivar o desenvolvimento de projetos e o estabelecimento de parcerias, convênios ou acordos de cooperação com instituições públicas e privadas da região, buscando promover maior integração com a comunidade regional.
ASCOM-LS: Quais são os principais projetos que pretende implementar durante sua gestão?
Dentre as propostas, pretendemos promover uma feira de divulgação da Universidade nos municípios da Cantuquiriguaçu, visando apresentar para toda comunidade regional as atividades de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas na UFFS. Outro projeto que será desenvolvido a partir de parcerias é o oferecimento de assessoria de extensão rural para os municípios e instituições da região. Além de incentivar o desenvolvimento regional, essa ação promoverá a colaboração entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação de diferentes instituições de ensino superior. Buscaremos implementar junto aos cursos de Engenharia de Alimentos e Agronomia uma pequena agroindústria dentro da Universidade, visando agregar valor aos alimentos já produzidos na região. Pretendemos, ainda, implementar um projeto de divulgação científica em espaços informais. A Universidade precisa desenvolver ciência, apresentar seu valor social, propiciar o desenvolvimento regional e ser para todos, portanto, buscaremos garantir isso.
Procuraremos viabilizar, via emendas parlamentares, a construção de um ambiente adequado para o funcionamento da brinquedoteca e do laboratório de didática, para que o espaço atenda os filhos dos servidores da UFFS e também que seja uma escola-modelo para a formação de professores nessa área.
Outro projeto a ser realizado com a Engenharia de Aquicultura, em parceria com Engie, é o desenvolvimento de trabalho visando à repopulação de peixes na bacia hidrográfica da região e, além disso, garantir a construção dos tanques experimentais do Curso de Engenharia de Aquicultura no Campus, o que vai potencializar o ensino, a pesquisa e a extensão.
Em relação à cultura, queremos ampliar a parceria com as prefeituras, buscando implementar festivais de canção, dança, teatro, literatura, mantendo e ampliando ações que já são realizadas. Além disso, implementar dentro do calendário acadêmico o calendário cultural, buscando fomentar maior participação de estudantes, técnicos, docentes e da comunidade regional nas ações culturais.
ASCOM-LS: Em termos de infraestrutura do Campus, que trabalhos serão desenvolvidos?
Na infraestrutura temos a garantia da construção do barracão do almoxarifado e isso vai liberar algumas salas de aula do Bloco A. Faremos a modificação de ambientes internos, como a mudança da Secretaria Geral de Cursos para o Bloco A, onde os coordenadores de curso terão horário de atendimento em conjunto com os secretários. E vamos retomar a sala de convivência dos servidores para que eles possam ter um ambiente para confraternizar e utilizar nos momentos de intervalo, entre outras ações.
ASCOM-LS: Em relação à gestão administrativa do Campus, quais são as principais propostas que serão implementadas?
Pretendemos revisar fluxos para evitar o retrabalho dentro da Instituição, para que tenhamos mais tempo para o planejamento de ações com a comunidade regional e, ao mesmo tempo, para que o trabalho seja mais ágil dentro da Universidade. Precisamos também desenvolver maior autonomia do Campus, para descentralizar a tomada de algumas decisões. Também buscaremos promover melhorias na questão da humanização do trabalho.
ASCOM-LS: Quais são os principais desafios para a gestão do Campus?
O primeiro grande desafio são as contenções orçamentárias que nos limitam em termos de recursos. Os recursos têm sido reduzidos, e a demanda tem aumentado cada vez mais. Administrar uma universidade em tempos de recursos escassos será um grande desafio.
Nesses quatro anos nossa missão será integrar a UFFS com a região onde está inserida. A UFFS é uma instituição pública. Seu espaço é aberto para todos e esperamos que todos possam participar e desfrutar do potencial que a Instituição tem para oferecer.
Currículo do diretor
O docente, que atua na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul desde abril de 2012, possui graduação em Física – Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professor da Universidade do Vale do Itajaí nos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial Mecânica, Tecnologia em Construção Naval e Oceanografia. Atualmente, o docente desenvolve pesquisas na área de nanotecnologia em estruturas celulósicas utilizadas em embalagens. No Campus Laranjeiras do Sul, Martinho é professor Adjunto de Matemática e já atuou como Coordenador Adjunto de Cultura e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de dezembro de 2024
Passo Fundo
20 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
20 de dezembro de 2024
Cerro Largo
20 de dezembro de 2024
Erechim