Parceria entre a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e o Executivo Municipal é debatida em seminário

Publicado em: 22 de agosto de 2013 09h08min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 08h01min

Na manhã desta quinta-feira (22), foi realizado o primeiro seminário de integração entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e a Prefeitura de Laranjeiras do Sul. O evento aconteceu no Cine Teatro Iguassu e reuniu docentes e técnicos-administrativos da Universidade, servidores de secretarias municipais e representantes de outras entidades regionais.

De acordo com o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, o encontro oportunizou que a UFFS e o Executivo Municipal apresentassem as atividades que estão realizando e, principalmente, buscou apontar as potencialidades de uma parceria entre as duas instituições. “A ideia é que, durante o seminário, a Prefeitura entenda a dinâmica da Universidade e, também, que a comunidade acadêmica aqui representada tenha conhecimento do trabalho que o Poder Público Municipal vem desenvolvendo para que, então, possamos realizar projetos em conjunto, visando à promoção do bem estar social, da qualidade de vida e do desenvolvimento regional”, afirma Mayer.

Além do diretor de Campus, estavam presentes na mesa de abertura o articulador de Cultura do Campus Laranjeiras do Sul, Martinho Machado Junior, o secretario municipal de Governo e Gestão, Gisélio Linhares, e a prefeita Sirlene Svartz. “Neste seminário entre a UFFS e a Prefeitura, estamos discutindo projetos de trabalho para o desenvolvimento do município e também a nível de região. Até porque, hoje, estão presentes representantes do Condetec, que é a representação dos municípios, bem como da Associação dos Municípios da Cantuquiriguaçu. Investindo neste seminário participativo e com parcerias, estamos planejando o futuro da nossa região”, ressalta a prefeita.

Após o cerimonial de abertura do evento, o diretor do Campus Cerro Largo da UFFS, Edemar Rotta, proferiu a palestra Integração Universidade e o Executivo Municipal – Possibilidades, Limites e Prática. “Procurei, primeiramente, fazer uma visita teórica a autores que trabalham o conceito de universidade, a relação entre universidade e desenvolvimento regional e a inter-relação entre entes públicos que trabalham em prol de uma região. Abordei também a respeito de como a universidade pode ser um elemento importante no estabelecimento de interfaces com as dinâmicas que ocorrem em nível local. Num segundo momento, apresentei a experiência que tivemos em Cerro Largo, onde, desde 2010, buscamos uma intensa parceria com a prefeitura local e com demais prefeituras do entorno do município para o processo de implantação da UFFS e para que a região pudesse dialogar com a Universidade e com suas atividades e projetos”, pontua Rotta.

Na parte final do encontro, as secretarias municipais apresentaram suas ações e, com os participantes separados em quatro grupos temáticos, foram apresentados os projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura do Campus Laranjeiras do Sul e debatidas propostas de atividades a serem desenvolvidas em conjunto pelas duas instituições. Nos debates dos grupos temáticos foram definidos os encaminhamentos dos trabalhos e as futuras reuniões.

Grupos temáticos

Os grupos temáticos foram divididos da seguinte forma:

- Grupo 1: Conhecimento, Cultura e Formação Humana; História e Memória Regional; Juventude, Cultura e Trabalho.

- Grupo 2: Educação Básica e Formação de Professores; Linguagem e Comunicação: interfaces.

- Grupo 3: Movimentos Sociais, Cidadania e Emancipação; Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Regional; Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

- Grupo 4: Desenvolvimento Regional, Tecnologia e Inovação; Gestão das Cidades, Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Políticas e Práticas de Promoção da Saúde Coletiva.