Pesquisa desenvolvida na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul conquista duas premiações em evento realizado na Alemanha
Estudo sobre proteína de grilo foi apresentado na 3ª Conferência de Química de Alimentos

Publicado em: 30 de outubro de 2023 10h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2023 11h10min

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul conquistou duas premiações na “3rd Food Chemistry Conference: shaping a healthy and sustainable food chain through knowledge” (3ª Conferência de Química de Alimentos: moldando uma cadeia alimentar saudável e sustentável através do conhecimento), realizada entre os dias 10 e 12 de outubro em Dresden, na Alemanha. 

A pesquisa intitulada “Produção sustentável de proteína de grilo como uma alternativa de alimentos e ração”, apresentada pela professora Vânia Zanella Pinto, recebeu reconhecimento internacional conquistando o “Prêmio de melhor pôster na categoria Segurança Alimentar e Sistemas Alimentares Sustentáveis” e o 2º lugar geral como “Melhor pôster geral da conferência”.

O trabalho é resultado do projeto de pesquisa “Gryllus assimilis como proteína alternativa para alimentação humana e animal”. O estudo apresenta relevância científica, tecnológica e de inovação pelo desenvolvimento de sistema sustentável para produção de alimentos para consumo humano e animal. 

A pesquisa, que teve início em 2021, busca estudar os efeitos do processamento dos grilos adultos e a sua estabilidade no armazenamento avaliar o processamento, caracterização e desenvolvimento de produtos; além de avaliar a digestibilidade, qualidade nutricional, desempenho zootécnico e metabólico de tilápias alimentadas com grilo, entre outros aspectos. 

Além disso, os pesquisadores pretendem testar o uso de tecnologias emergentes, por exemplo, a elaboração de produtos com farinha de grilo, utilizando a tecnologia de impressão 3D de alimentos e outras estratégias inovadoras de processamento.

A pesquisadora comenta: “pela primeira vez participei de um evento científico fora do Brasil e foi maravilhoso ter a oportunidade de compartilhar os resultados da nossa pesquisa. Os resultados são derivados do trabalho colaborativo com outros 7 professores da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Agradeço à UFFS, ao CNPq e à Fundação Araucária pelo financiamento da pesquisa. Esperamos em breve publicar os novos resultados do trabalho”. 


Apoio
O projeto de pesquisa recebe apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária e da UFFS. 

A pesquisa conta com a colaboração dos docentes Aline Pomari Fernandes, Antonio Maria da Silva Carpes, Ernesto Quast, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Leda Battestin Quast, Luisa Helena Cazarolli, Silvia Romão e Vania Zanella Pinto; do técnico administrativo Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes. Além disso, contribuem com os estudos alunos do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) e de acadêmicos dos curso de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Aquicultura.

 

Galeria de Imagens: