Publicado em: 11 de dezembro de 2024 16h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2024 16h12min
O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) realizou, em 27 de novembro, o Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico. O evento contou com a presença da professora Gladis Camarini, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS/MG), e que possui experiência nas atividades de avaliação da Área Interdisciplinar da Capes. Discentes e docentes do Programa, comunidade regional e técnicos administrativos participaram das atividades, realizadas nos períodos da manhã e tarde.
Segundo a coordenadora do PPGADR, Liria Ângela Andrioli, que fez a apresentação dos números do Programa, ele iniciou suas atividades em 2014 e, portanto, completa em 2024 a marca de 10 anos. Desde então, foram realizadas 126 defesas de dissertações vinculadas às duas linhas de pesquisa: 1) Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade 2) Dinâmicas socioambientais. O corpo docente é formado por 16 professores permanentes e por 4 colaboradores. O curso tem, atualmente, 15 mestrandos com bolsas do CNPq, Capes, UFFS e Fundação Araucária, além de dois bolsistas de pós-doutorado.
Coube à pós-doutoranda Renata Borges Kempf apresentar o diagnóstico da autoavaliação referente ao quadriênio 2021-2024, destacando os pontos fortes e fracos, as melhorias a serem feitas e as questões que necessitam de atenção. Foram avaliados a matriz curricular, a qualidade do ensino e da aprendizagem, o debate em torno da agroecologia, do desenvolvimento rural sustentável e da interdisciplinaridade, a produção intelectual docente e discente, a infraestrutura e laboratórios, as atividades administrativas da coordenação e da secretaria, o acompanhamento de egressos, a relação com a comunidade regional e o diálogo de saberes entre o conhecimento científico e popular.
A professora Gladis Camarini ministrou palestra no Seminário, na qual abordou as ações interdisciplinares no ensino, na pesquisa e na extensão, com foco na Ficha de Avaliação da Área Interdisciplinar da Capes e nos Projetos Integradores de Pesquisa. Conforme ela, “foi um momento muito rico de discussão e troca de informações sobre a avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu e, em especial, do programa em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Foi um momento para avaliar as oportunidades de crescimento do mestrado e para a proposta do doutorado que está por vir”.
“Além disso, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente as pesquisas e os trabalhos desenvolvidos pelos professores da Instituição. Parabenizo a todos pelo profícuo trabalho realizado para a população da região. Espero que essa contribuição local, regional e nacional das pesquisas realizadas no programa continuem melhorando a qualidade de vida de todos nós”, comentou a professora Gladis.
Planejamento
Durante a tarde foi realizado o Planejamento Estratégico, por meio do qual foram definidas as metas para o próximo quadriênio (2025-2028). A professora Gladis contribuiu com orientações e sugestões visando o aprimoramento do Programa. De acordo com a coordenadora Liria, “um dos principais encaminhamentos foi a proposta do Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que já está sendo pauta de um Grupo de Trabalho e será submetida a APCN (Avaliação de Propostas de Cursos Novos) à Capes no ano de 2025. Além disso, nas metas cabe destacar o desafio da produção intelectual de docentes com discentes e egressos e também o fortalecimento de projetos integradores de pesquisa interdisciplinar”.
Para Liria, “o Seminário de Autoavaliação proporcionou uma reflexão abrangente sobre o Programa, a formação e o impacto social, por meio de um processo coletivo protagonizado por docentes, discentes, egressos e a comunidade regional. Além de identificar os pontos fortes e as áreas a serem aprimoradas, esse momento permitiu uma análise crítica dos aspectos acadêmicos, pedagógicos, estruturais, administrativos e de inserção social. Dessa forma, foi possível projetar as ações para o próximo quadriênio, com base no Planejamento Estratégico, visando o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. A realização desses seminários é uma etapa fundamental para assegurar que o programa de pós-graduação esteja alinhado aos objetivos institucionais e às necessidades da sociedade, garantindo sua relevância e excelência no ensino e na aprendizagem”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20 de janeiro de 2025
Pós-Graduação
20 de janeiro de 2025
Chapecó
17 de janeiro de 2025
Passo Fundo
17 de janeiro de 2025
Concursos e Processos Seletivos