Projeto “Práticas de leituras e de escritas no universo acadêmico” abre inscrições para monitores voluntários
Interessados devem efetuar a inscrição entre os dias 4 e 10 de abril

Publicado em: 03 de abril de 2018 14h04min / Atualizado em: 03 de abril de 2018 16h04min

Com objetivo de oferecer à comunidade acadêmica mais uma oportunidade para aprendizagem dos processos de leitura e de escrita de gêneros acadêmicos diversos, tais como resumo, resenha, seminário, projeto de pesquisa, relatório de pesquisa e artigo acadêmico, as professoras Marcela Lacerda e Vanda Trombetta, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, lançam o projeto de Ensino “Práticas de leituras e de escritas no universo acadêmico”.

O projeto, que terá início no dia 15 de abril e segue com suas atividades até 10 de dezembro de 2018, selecionará monitores voluntários para assessorar os estudantes de Graduação nos processos de leitura e de escrita dos gêneros da esfera acadêmica.

Para atuação no projeto, os monitores passarão por um período de formação com as coordenadoras e, em seguida, serão organizados em dois grupos: um para atender a estudantes universitários em geral; e outro para atender a estudantes que não têm o português como língua materna, principalmente pela presença de indígenas e de haitianos no Campus.

Conforme Marcela Langa Lacerda, uma das coordenadoras do projeto, “após orientações especializadas para uma e outra demanda, os monitores começarão a assessorar os estudantes que os procurarem em locais e horários próprios, conforme divulgação posterior, além de também ofertarem oficinas, ao longo do ano, supervisionadas pelas coordenadoras”.

Inscrições
Os interessados em atuar como monitores voluntários devem efetuar a inscrição a partir das 8h do dia 4 de abril até às 23h59 do dia 10 de abril. Para solicitação de inscrição o interessado deve encaminhar cópia digitalizada do comprovante de matrícula atualizado, histórico escolar, Registro Geral (RG) e CPF, para o endereço eletrônico dominiocomum.ls@uffs.edu.br. No assunto do e-mail o candidato deve informar o nome completo.

Requisitos
Para participar como monitor, o estudante deve já ter cursado o Componente Curricular “Leitura e Produção Textual I” ou “Produção Textual Acadêmica” e estar regularmente matriculado em um dos cursos de Graduação do Campus Laranjeiras do Sul.

Além disso, é exigida uma dedicação de 5 horas semanais: duas horas para atendimento aos estudantes e três horas dedicadas à elaboração de material a ser utilizado nos atendimentos e para condução de oficinas periódicas

Seleção
Todos os candidatos inscritos serão entrevistados pelas coordenadoras do projeto, ocasião em que serão avaliados quanto à capacidade de esclarecimentos acerca de experiências de leitura e de escrita no espaço acadêmico e capacidade de sugerir temas e abordagens de trabalho envolvendo os gêneros acadêmicos.

Serão selecionados até dez (10) estudantes para atuação no projeto. Em caso de empate, será dada prioridade ao estudante que tiver cursado mais componentes curriculares relacionados à leitura e à escrita acadêmica.
Os dias e horários de entrevistas e a relação final de estudantes selecionados para o Projeto serão divulgados no site da UFFS, na página do Campus.

Certificação
Os estudantes monitores serão certificados pela atuação após apreciação de Relatório Final das atividades do projeto.