Projeto busca fomentar consumo e cultivo de peixes na Terra Indígena Rio das Cobras
Projeto é desenvolvido com apoio do PIBIC-EM/CNPq

Publicado em: 03 de abril de 2018 15h04min / Atualizado em: 04 de abril de 2018 08h04min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras-PR desde 2014. Atualmente, um dos projetos executados no local é o “Piscicultura na Terra indígena Rio das Cobras”, que é uma continuação de outros projetos, com a mesma temática, desenvolvidos anteriormente no local.

O projeto, assim como os demais que o antecederam, busca fomentar o consumo de peixes e incentivar boas práticas de cultivo em viveiros implantados na Terra Indígena, visando contribuir para a inclusão da piscicultura como sistema produtivo e aumento do consumo de peixe pelas comunidades.

Com apoio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC-EM/CNPq, aprovado no Edital Nº 523/UFFS/2017, o projeto é desenvolvido nas comunidades Sede, Trevo, Encruzilhada e Campo do Dia, de etnia Kaingang.

As tarefas de alimentação dos peixes e monitoramento da qualidade da água dos viveiros são realizadas, em conjunto com a comunidade, pela estudante do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras Danieli Finhgre Felix (Bolsista PIBIC-EM/CNPq) e o estudante do curso Interdisciplinar em Educação do Campo, Thiallandier Pinheiro.

Na última semana, foi realizada uma pesca no viveiro monitorado na comunidade Trevo. Segundo Adão Krekanh Paulista, liderança local, “a comunidade ficou muito contente com os resultados". Betina Muelbert, coordenadora do projeto, salientou a importância dos moradores pescarem diversas espécies de peixes que foram destinadas ao autoconsumo, contribuindo para a diversificação da alimentação.

Apoio
O projeto conta com o apoio do cacique Angelo Kãvigtanh Rufino, da professora Crislaine Padilha de Aguilera, do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, e da indígena e egressa do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ilda Cornélio. Recebe também colaboração dos docentes Maude Regina de Borba, Marcos Weingartner e Cristiano Durat, além dos estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura.

Galeria de Imagens: