UFFS oferta a produtores familiares assistência técnica na produção e apoio em atividades de planejamento e vendas
Projeto colabora para que os camponeses vendam sua produção para moradores da cidade

Publicado em: 11 de setembro de 2019 10h09min / Atualizado em: 11 de setembro de 2019 16h09min

O projeto de Extensão “Gestão Coletiva em Associação de Pequenos Produtores da Agricultura Familiar: trabalho, educação, produção e geração de renda”, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, tem realizado trabalho com um grupo de famílias de produtores visando auxiliá-los e capacitá-los para a gestão, produção e venda de produtos oriundos da agricultura familiar.

As atividades do projeto possibilitaram a organização de um grupo de oito famílias de camponeses que revitalizaram suas hortas, participaram de formação técnica e humana e constituíram um coletivo de ajuda mútua e vendas coletivas. As atividades de extensão têm colaborado para o desenvolvimento de atividades que proporcionam geração de renda para os camponeses, melhorando sua condição de vida e fornecendo alimentação saudável e acessível para os moradores urbanos.

A partir das atividades propostas pelo projeto, o grupo de produtores foi organizado para fornecer cestas de alimentos para moradores da cidade. Atualmente, são entregues alimentos saudáveis para cerca de 50 famílias residentes na cidade de Laranjeiras do Sul. Os consumidores podem adquirir cestas contendo hortaliças e processados, que são disponibilizadas em quatro tamanhos: mini cesta (5 hortaliças), pequena (7 a 10 hortaliças e 1 processado), média (7 a 10 hortaliças e 2 processados) e a cesta grande (7 a 10 hortaliças e 3 processados). A entrega dos alimentos é semanal e os valores das cestas é de R$ 50, R$80, R$100 e R$120/mês, respectivamente.

Cestas são entregues semanalmente para cerca de 50 famílias.

Conforme explica o coordenador do projeto, Luiz Carlos de Freitas, “foi a partir das discussões e das ações do projeto que os camponeses se organizaram. É uma excelente demonstração de que é possível a verdadeira práxis, ação e reflexão, juntando o conhecimento do camponês com a ciência produzida na academia e colocando os dois a serviço do desenvolvimento humano”.

Freitas comenta que “a UFFS tem prestado apoio através de seus profissionais e pesquisadores de diferentes áreas (administração, contabilidade, economia, agronomia, química, engenharia de alimentos, história e sociologia), que aplicam o conhecimento científico produzido em suas pesquisas nas atividades de extensão. Aos camponeses, é ofertada assistência técnica na produção, encontros de planejamento, acompanhamento administrativo e venda de cestas”.

As atividades do projeto iniciaram em junho de 2018. Em julho de 2019 o projeto foi renovado para mais um ano. A perspectiva da coordenação do projeto é torná-lo de caráter permanente, transformando-se em um programa de extensão. Conforme relata Freitas, “nossa meta é melhor qualificar os membros dessas famílias para que assumam cada vez mais o trabalho administrativo; desenvolver oficinas de produção de processados; manter a assistência técnica agronômica; constituir associação legalmente registrada para que possam expandir suas vendas; aumentar o número de famílias envolvidas na produção e no consumo de alimentos; além de fornecer alimentos para o restaurante Universitário da UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul e para outros restaurantes da cidade, além da organização de espaço próprio para produção de queijo e derivados, na perspectiva de gerar aumento da comercialização e da renda”.

Hortas foram revitalizadas com apoio de professores e estudantes da UFFS.

Segundo o docente, “o contato das famílias camponesas com os profissionais e com a Universidade foi muito rico. O trabalho desenvolvido visando a revitalização das hortas e o crescimento da produção de hortaliças e frutas possibilitou a venda direta dos produtos. Isso tem gerado renda para os camponeses, boa alimentação para as famílias da cidade, campo de pesquisa e extensão para pesquisadores e, além disso, para a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul tem possibilitado cumprir sua função social na região, promovendo ações que fomentam o desenvolvimento que levam em consideração, em primeiro lugar, o ser humano”.

Colaboradores
Integram a equipe do projeto o coordenador, Luiz Carlos de Freitas e os colaboradores, Gracialino Dias, Henrique Bittencourt, Lisandro Bonome, Martinho Machado Júnior, Cláudia Lima, Thiago Bitencourt, Vânia Pinto, Tiago da Costa, Antônio Carpes, Priscila Ferreira e Rafael Stefenon.

Informações sobre as cestas podem ser obtidas no telefone (42) 99654-5333.