Projeto de extensão do Campus Laranjeiras do Sul promove o “I Torneio de Pesca Indígena”

Publicado em: 29 de abril de 2015 08h04min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

O projeto de extensão “Aquicultura nas Terras Indígenas da Rio das Cobras" promoveu, na sexta-feira (24), o I Torneio de Pesca Indígena. O evento foi realizado na Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras, no Paraná.

A atividade contou com a organização e participação de docentes do Campus Laranjeiras do Sul e de alunos bolsistas do projeto do curso de Engenharia de Aquicultura. O evento teve ainda a colaboração da acadêmica do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ilda Cornélio, da Aldeia Rio das Cobras. O mestrado é ofertado no Campus da UFFS em Laranjeiras do Sul.

Conforme a coordenadora do projeto, Betina Muelbert, “a realização do torneio teve como objetivo promover a piscicultura e aproximar a comunidade acadêmica da indígena, bem como incentivar o consumo de peixes”.

De acordo com o docente Cristiano Durat, um dos organizadores do torneio, a participação da comunidade indígena foi excelente. Conforme Durat, “o torneio contou com o envolvimento de toda a comunidade, especialmente das crianças e dos jovens. Foi um momento de confraternização, que inclusive contribuiu para as comemorações alusivas ao Dia do Índio, promovidas anualmente pela comunidade”.