Projeto do Campus Laranjeiras do Sul promove oficinas interativas sobre educação ambiental e sustentabilidade
A participação nas atividades é aberta a estudantes de todas as idades

Publicado em: 19 de junho de 2024 15h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2024 16h06min

Um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul tem recebido estudantes de escolas da região para participar de oficinas interativas sobre educação ambiental.

O projeto, denominado “Educação Ambiental na UFFS: A Universidade como Ambiente Educador Sustentável”, tem como objetivo identificar, preparar e desenvolver oficinas de educação ambiental nos ambientes educativos sustentáveis da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

A coordenadora do projeto, professora Ceyça Lia Palerosi Borges, destaca: “O projeto oferece sete oficinas, abordando temas como água, recuperação de áreas degradadas, lixo, reciclados, energia limpa, equilíbrio ambiental e sistemas de recirculação de água, entre outros, com atividades que duram entre 1h30 e 2h. Adaptamos a metodologia conforme a faixa etária dos participantes, permitindo a participação de estudantes de todas as idades.”

Ceyça enfatiza a importância da educação ambiental e da sustentabilidade. Segundo ela, “a educação ambiental deve ser trabalhada em todas as fases escolares até o ensino superior. A consciência crítica e as mudanças de atitudes em relação à problemática ambiental e à preservação do meio ambiente só serão possíveis por meio da educação.”

Além disso, o projeto de extensão está integrado ao projeto de pesquisa “O potencial educativo dos espaços da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, voltados a uma educação sustentável”. Após cada oficina, é realizada uma visita à escola participante, onde é aplicado um questionário aos professores e alunos. Esse questionário visa analisar o conhecimento prévio sobre o tema da oficina, quais eram as práticas dos participantes referentes ao tema tratado antes da vivência, avaliar a metodologia da oficina e verificar se a oficina possibilitou uma mudança de hábito referente ao tema proposto. Como resultado desse trabalho, dois artigos já foram produzidos e serão publicados em breve.

Até o momento, o projeto já realizou cerca de 10 oficinas. Uma dessas oficinas foi ministrada aos alunos da professora Adriana Peschisky Pawlak, do CRAS de Laranjeiras do Sul. Adriana elogia a iniciativa: “Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer esses espaços e observar diversos elementos do meio ambiente. É muito enriquecedor poder sair da sala de aula e trazê-los para observar na prática.”

Oficinas interativas disponibilizadas:
- Central de Resíduos: aborda questões referente ao lixo, reciclagem e preservação dos recursos naturais;
- Nascente: inclui uma trilha na área da nascente e em áreas de reserva ambiental e na estação de tratamento de esgoto, abordando a importância da água e biodiversidade;
- Biodigestor: focada energia limpa, com visita ao biodigestor;
- Confecção de materiais com reciclados – 5Rs;
- Horta mandala: promove a conscientização ambiental ampliando a percepção da sustentabilidade como componente essencial do meio ambiente;
- Áreas experimentais e pomar: demonstra a importância da diversidade de culturas para o equilíbrio ambiental;
- Tanques de aquicultura: apresenta sistemas com recirculação de água.

Como participar?
As instituições interessadas em participar das oficinas podem entrar em contato com a professora Ceyça pelo e-mail ceyca.borges@uffs.edu.br ou pelo telefone (42) 99926-6404.

Galeria de Imagens: