Projeto traz estudantes do Ensino Fundamental e Médio para visitar o Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 27 de maio de 2015 08h05min / Atualizado em: 18 de janeiro de 2017 10h01min

O projeto de extensão "Por dentro da ciência básica experimental", desenvolvido na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, recebe estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas de Laranjeiras do Sul e região para visitação nas dependências do Campus. Os estudantes, acompanhados de professores, têm a oportunidade de conhecer a estrutura física, participar de atividades e realizar aulas nos laboratórios da Instituição.

Durante a visita, os servidores docentes e técnicos de laboratórios envolvidos no projeto fazem pequenas apresentações, explicando para os alunos conteúdos que estão estudando em sala de aula, como movimento de rotação da terra e atração magnética, com utilização de ferramentas e instrumentos laboratoriais.

Além da visita aos prédios e laboratórios, as escolas também podem agendar horários de aula no Laboratório de Ciências Básicas, implantado pela UFFS em parceria com a Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul. Nesse laboratório, os professores e alunos das escolas da região Cantuquiriguaçu podem realizar experimentos nas áreas de Biologia, Física e Química, com o objetivo de promover o desenvolvimento de ciências experimentais e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pelas ciências.

A professora Raquel Cunha, da Escola Municipal Rio Bonito do Iguaçu, que acompanhou a visita de alunos do 4º e 5º ano, acredita que esse tipo de visita incentiva os alunos a estudarem e a vislumbrarem a oportunidade de cursar o Ensino Superior. Conforme Raquel, “a visita faz com que os jovens comecem a ter uma perspectiva de estudar uma graduação no futuro. Essa oportunidade de ver, conhecer e sentir um pouco do ambiente de Ensino Superior estimula os estudantes a pensarem desde cedo na possibilidade de cursar uma graduação, ainda mais estando a UFFS perto deles”.

Ainda em relação à visita, a professora destaca que “a realidade dos laboratórios é muito diferente das escolas onde esses alunos estudam. Na UFFS eles puderam visualizar muitas atividades na prática. Na apresentação sobre ciências, por exemplo, os alunos aprenderam em alguns minutos conteúdos que levamos muito tempo para ensinar, pois nas nossas escolas não temos acesso ao material, aos instrumentos e às ferramentas laboratoriais que a Universidade dispõe. Na minha opinião essa parceria é um grande ganho, principalmente para os estudantes”.

Conforme o coordenador do projeto, Thiago Bitencourt, “o projeto visa abrir as portas do Campus Laranjeiras do Sul para que toda a comunidade regional possa conhecer a Universidade. Neste primeiro semestre foram agendadas visitas com as escolas do Ensino fundamental e para o segundo semestre com alunos de Ensino Médio. As visitas duram em torno de uma hora e meia e são acompanhadas por professores e técnicos administrativos”.

As escolas interessadas nas visitas podem realizar agendamento pelo e-mail bitencourt@uffs.edu.br, ou pelo telefone (42) 3635 8656.


Colaboradores

Docentes: Alexandre Monkolski, Josimeire Leandrini, Thiago Bittencourt e Wanderson Wanzeller.
Técnicos-Administrativos: Daniele Guerra da Silva, Edemar Baranek, Evellyn Samuelson e Vanessa Gomes.