RU do Campus Laranjeiras do Sul completa quatro anos de funcionamento
Espaço já serviu mais de 227 mil refeições para alunos, docentes, TAEs e pessoas da comunidade regional

Publicado em: 27 de abril de 2020 11h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2020 16h04min

O Restaurante Universitário (RU) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul completou, no início deste mês, quatro anos de funcionamento. Desde sua inauguração, o RU serviu mais de 227 mil e 600 refeições para alunos, docentes, técnicos administrativos e pessoas da comunidade regional que visitaram a Instituição.

Conforme dados emitidos pelo sistema de gestão do RU, do total de refeições, cerca de 94,51% foram servidas para estudantes e, em média, são consumidas 306 refeições por dia. Entretanto, o RU já serviu 535 refeições em único dia.

As refeições ofertadas pelo RU são balanceadas e equilibradas nutricionalmente, visando garantir alimentação saudável, nutritiva e de qualidade, ofertando alimentos adquiridos da agricultura familiar, atendendo aos princípios da UFFS e garantindo a segurança alimentar. O cardápio é elaborado por nutricionistas e as refeições são compostas por 3 tipos de saladas (1 folhosa, 1 crua e 1 cozida); 2 tipos de arroz (1 branco e 1 integral); 1 leguminosa (feijão ou lentilha); 1 acompanhamento; carne; sobremesa; suco e uma segunda opção proteica vegetariana.

As refeições são servidas das 11h30 às 13h e das 17h30 às 19h10. Para os estudantes matriculados na UFFS, cada refeição custa R$ 2,50, valor subsidiado pela Instituição. Servidores pagam R$ 9,00 e comunidade regional paga R$11,29 por refeição.

Atualmente, a gestão do RU é realizada pela empresa Restaurante Capeletti, que venceu o processo licitatório. A equipe do RU é formada por sete pessoas: dois cozinheiros, um auxiliar de cozinha, dois serventes de limpeza, um gerente e uma nutricionista. A fiscalização do serviço está sob responsabilidade da nutricionista do Campus Laranjeiras do Sul, Larissa Costa.

Larissa comenta que “o Restaurante Universitário é uma importante ferramenta de garantia da segurança alimentar para toda a comunidade acadêmica. Todo o processo produtivo é acompanhado por fiscais e nutricionistas, a fim de garantir a oferta de uma alimentação saudável e segura”.

“Além de ser um local de promoção de saúde, o Restaurante Universitário também é importante pelo seu papel de socialização. Nesse sentido, apresenta um espaço amplo e agradável e, por vezes, é palco de apresentações musicais”, relata a nutricionista.