Evento acontece entre os dias 31 de maio e 02 de junho, no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de maio de 2023 15h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2023 18h05min

Entre os dias 31 de maio e 02 de junho, será realizado o “Seminário Estadual: Formação docente no contexto atual, resistência e emancipação na Educação do Campo e Indígena”. O evento acontece no auditório do Bloco A da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.

Conforme a professora Ana Cristina Hammel, “o Seminário tem como objetivo debater e construir estratégias contra o fechamento de escolas do campo e a negação dos diplomas dos licenciados em Educação do Campo pela SEED-PR, o que representa um enorme  retrocessos aos direitos dos povos do campo, das águas e das florestas no Paraná. Tendo em vista que isso se insere num projeto de  empresariamento da educação, negação da educação e transformação do campo de vida para o campo mercadoria do agronegócio”.

O evento é promovido pela Articulação Paraense por uma Educação do Campo, pelos cursos Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia do evento. Será disponibilizada certificação de 30 horas para os participantes.

Mais informações podem ser solicitadas via telefone:  Ana Hammel (42) 99999-5082, Vitor de Moraes (42) 99915-2301, André (46) 99134-4006.

Dia 31/05 (quarta-feira)

14h - Mesa de abertura
Reconhecimento da Carreira Docente - Trajetória da Educação do Campo – 15 anos de Licenciaturas - Maria do Socorro Silva (MEC) e Edson Marcos de Anhaia (UFFS/FONEC).

19h - Mesa de análise e debates

Me formei em LEDOC, e agora? - Relato de egressos e estudantes em licenciatura em Educação do Campo - Antony Potter (egresso LEDOC/UFSC), Juliana Mello (egressa UFFS) e Viviane Kelly Barão (egressa UFFS).

Dia 01/06 (quinta-feira)

9h - Reunião de trabalho
“Articulação Paranaense em Defesa da Educação do Campo”
Secretaria Executiva APEC

13h30 - Conferência: Análise do processo histórico da formação por área do conhecimento e em alternância - a constituição das licenciaturas em Educação do Campo
Beatriz Collere (UFSC)

Análise coletiva da Educação do Campo Paraná
Resultado da pesquisa estadual
Ana Carolina Caldas – Brasil de Fato – Fechamento das escolas no PR

19h - Noite cultural

Pequeno Grão de Areia”
Regis Clemente (UFFS)

Ldoc – Ciências Sociais e Humanas (Turma Mariele Franco e Sônia Guajajara);
Fernanda Marcon

Dia 02/06 (sexta-feira)

8h30 - Audiência pública
25 anos de Educação do Campo: Resistência Ativa
Convidados: Ministério da Educação (MEC), Fórum Nacional de Educação do Campo, Secretaria de Educação do Paraná (SEED), movimentos sociais, Secretaria de Administração do Paraná (SEAP), Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Ciência Tecnologia Ensino Superior (SETI), Ministério Público, defensorias públicas, sindicatos, universidades públicas.

13h30 - Oficinas.

Galeria de Imagens: