UFFS – Campus Laranjeiras do Sul é parceira em programa de preservação de recursos hídricos

Publicado em: 09 de abril de 2013 10h04min / Atualizado em: 25 de janeiro de 2017 09h01min

A Prefeitura Municipal de Laranjeiras do Sul lançou, no último dia 5, o Programa “Água é vida, preservá-la é preciso”, uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul.

Segundo o diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, a iniciativa visa criar ações de reflorestamento de margens de rios, proteção de nascentes, tratamento de esgoto e conscientização da população. “A universidade propôs também assessorar um sistema de irrigação de baixo custo para agricultores familiares, visando a produção de hortifrutigranjeiros orgânicos. Além disso, apoiaremos com tecnologias na recuperação de matas ciliares e proteção de fontes. Somos parceiros também na Feira do Peixe Vivo do município”, completa.

O programa conta ainda com o apoio da Tractebel Energia e das Faculdades Alto Iguaçu (FAI).

Palestra

Durante o lançamento do programa, Mayer proferiu a palestra “Produção de água potável e tratamento de dejetos humanos e animais”. “Foquei principalmente a questão do tratamento dos dejetos e preservação da água e mostrei exemplos de sistemas de proteção de fontes e tratamento de esgoto”, afirma o professor.

Realizado no auditório da FAI, o evento contou com a presença de autoridades municipais, membros da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), acadêmicos, estudantes do ensino básico, professores e comunidade em geral.