UFFS - Campus Laranjeiras participa de III Seminário Integrado na Unochapecó

Publicado em: 04 de outubro de 2011 14h10min / Atualizado em: 01 de fevereiro de 2017 13h02min

O professor de matemática da Universidade Federal da Fronteira  Sul   (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Carlos Augusto Fernandes Dagnone, participou no final de setembro, do III Seminário Integrado: Ensino, Pesquisa, Extensão, realizado nas dependências da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

A participação no evento consistiu na exposição de painéis e pequenos programas de computador para a apresentação de propostas sobre possibilidades de Complementações em Cálculo Diferencial e Integral: instigando a curiosidade por meio de aplicações avançadas.

De acordo com Dagnone, o objetivo principal deste trabalho foi mostrar que é possível, por meio de aplicações mais práticas e voltadas à resolução de problemas reais do cotidiano, tornar mais agradável o estudo de ferramentas mais avançadas das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral que geralmente não são exploradas mais a fundo devido à falta de tempo durante o semestre. “Para possibilitar este estudo, portanto, minha proposta é que se montem grupos de estudos permanentes de Cálculo em que essas ferramentas possam ser exploradas com o rigor teórico desejado, ao mesmo tempo em que pequenos projetos como os apresentados no seminário sejam desenvolvidos pelos alunos. Espero com isto, simultaneamente, tornar os alunos mais confiantes nas matérias de Cálculo e no uso de ferramentas computacionais diversas”, concluiu.

Ainda, segundo Dagnone, a apresentação dos banners em conjunto com diversos outros, de assuntos distintos, atraiu a atenção de alguns professores e alunos, principalmente, por ser o único na área de matemática e o único a possuir demonstrações computacionais que complementaram o conteúdo dos painéis.

Atualmente, os banners apresentados pelo professor estão expostos nos corredores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.