Documentário sobre mulheres invisibilizadas pela sociedade será apresentado na próxima terça-feira
Evento ocorre a partir das 17h, no Auditório do Campus

Publicado em: 17 de novembro de 2023 14h11min / Atualizado em: 20 de novembro de 2023 10h11min

Na próxima terça-feira (21), a partir das 17h, será apresentado na UFFS – Campus Passo Fundo o documentário Ocupar: Mulheres, Terra e Luta. O evento ocorre no Auditório do Campus Passo Fundo (terceiro piso do Bloco A) e pode ser acompanhado por todos os interessados no assunto, sem necessidade de inscrição.

O projeto Ocupar: Mulheres, Terra e Luta originou-se em 2019 com o objetivo de fomentar o protagonismo de mulheres que eram invisibilizadas pela sociedade. Compõem o coletivo mulheres de diferentes ocupações da cidade de Passo Fundo-RS, com formações e experiências diversas.

O documentário apresenta narrativas e vídeos elaborados a partir de gravações feitas pelas próprias mulheres e voluntários, com cenas dos territórios das ocupações, que abordam o cotidiano e sua realidade.

Conforme os organizadores do evento, a UFFS - Campus Passo Fundo “abriu as portas para divulgar de forma mais proeminente o projeto, visando aproximar a Instituição da comunidade regional, dialogando sobre os problemas sociais existentes na região e oportunizando a comunidade acadêmica trocas de experiências e saberes. A UFFS, reforçando a sua atuação no território como uma instituição federal, pública e popular, abre suas portas para divulgação e debate de temas sociais relevantes”.

Para a coordenadora Adjunta de Extensão e Cultura, Renata dos Santos Rabello, “a discussão das vulnerabilidades sociais e o papel da sociedade na garantia de direitos básicos deve ser abordada em espaços de formação acadêmica, pois permite o debate e a reflexão sobre temas que envolvem toda a sociedade. Dessa forma, tanto o estudante quanto o cidadão têm a oportunidade de, a partir de atividades extensionistas e culturais, organizadas no espaço universitário, dialogar e refletir sobre temas sociais relevantes para o contexto brasileiro”.

Após a apresentação do documentário, será conduzido um debate com as idealizadoras da proposta, com a proposta de uma maior aproximação do público interessado e diálogo qualificado sobre a temática.