2ª Sabio do Campus Realeza traz como tema “Biologia: uma Ciência Catedral”
O tema que será abordado nesta edição é “Biologia: Uma Ciência Catedral”, inspirada na teoria de Roger Bacon, conhecido como o Doctor Mirabilis (Admirável doutor), um dos principais pensadores britânicos e pioneiro na busca do conhecimento pela prática experimental.

Publicado em: 20 de agosto de 2014 14h08min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min

No período de 01 a 05 de setembro, será realizada a 2ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sabio), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Além de palestras, minicursos e oficinas, a semana integra outros dois eventos: o 1º Simpósio Integrado da Biologia (Sintebio) e o 1º Diversidade. As inscrições para participação encerram-se no dia 25 de agosto e estão disponíveis no site: www.semanadabiologiauffs.blogspot.com.br/. A organização dos eventos é da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas e do Centro Acadêmico (CABio).

2ª Sabio

A abertura será no dia 01 de setembro, às 19h, na Casa da Cultura de Realeza, com a palestra “Rios como artérias de vida, mas sob a ameaça da construção indiscriminada de hidrelétricas”, proferida pelo professor Paulo Brack.

Os minicursos serão ministrados nos dias 03 e 04 de setembro, no horário das 19h às 22h30min, na UFFS – Campus Realeza. Ao todo, estão disponíveis sete minicursos, cada um com carga horária de oito horas e vagas limitadas. Entre os conteúdos abordados, estão: “Cinema no ensino de Biologia”; “Concepções do Ensino de Ciências por Investigação”; “Resíduos Sólidos”; “Recuperação de Áreas Degradadas”; “Tratamento de Resíduos Agroindustriais”; “Controle de Vetores”; e “Coleta, Herborização e Identificação de Briófitas”.

Os interessados também podem participar da Mostra de Ideias, espaço destinado a inscrições de trabalhos acadêmicos, e do Concurso de Fotografia – Fotobio. A exposição dos trabalhos será feita após a palestra de abertura.

O valor das inscrições é de R$ 20,00 reais para acadêmicos que contribuem com as atividades do CABio e R$ 30,00 reais para demais acadêmicos e público externo. No momento da inscrição, o participante deve optar por apenas um minicurso do Sintebio e um minicurso da Sabio.

Mais informações e programação completa no site: www.semanadabiologiauffs.blogspot.com.br/

1º Sintebio

O Simpósio Integrado da Biologia tem como objetivo integrar a área da Biologia aos demais cursos de graduação do Campus Realeza, fomentando, assim, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Os minicursos buscam abordar a Biologia dentro das áreas de Medicina Veterinária, Química, Nutrição, Física e Letras. Ao todo, são ofertados cinco minicursos, que serão realizados no dia 02 de setembro, das 19h às 22h. Cada um possui carga horária de 4 horas.

1º Diversidade

O encerramento da 2ª Sabio será marcado pelo 1º Diversidade, com o tema “Identidades em foco: Igualdade, alteridade e inclusão”. O evento propõe uma discussão com a comunidade universitária acerca da diversidade de culturas existentes, objetivando promover um debate acadêmico maduro sobre as diferenças étnico-raciais, de gênero e sobre as pessoas com deficiências.

A participação da comunidade acadêmica em debates acerca de temas sociais pode oferecer a oportunidade de aprofundamento dentro das questões científicas e sociais pertinentes, o que contribui para a carreira do profissional.

Na programação constam duas oficinas: “Gênero e sexualidade” e “Temática étnico-racial”. Ambas serão realizadas no dia 05 de setembro, no horário das 19h às 22h30min.