Apresentação de 72 trabalhos finalizam Congresso no Campus Realeza
Iniciado no dia 8 de novembro, o II Congresso Internacional de Memórias & Formação Docente trouxe debates abordando aspectos da formação docentes em diferentes espaços

Publicado em: 13 de novembro de 2017 14h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2017 14h11min

Com mais de 150 inscritos, encerrou-se, na última quinta-feira (9), o II Congresso Internacional de Memórias & Formação Docente, o qual foi promovido pelo Campus Realeza. A finalização das atividades aconteceu com a apresentação de 72 trabalhos sobre educação, ética, memória, inclusão, diversidade, entre outros temas. Iniciado no dia 8 de novembro, o evento trouxe uma série de debates abordando aspectos da formação docentes em diferentes espaços.

A abertura oficial do evento abordou o processo de formação no contexto de fronteira, sendo convidados professores brasileiros e argentinos para a palestra. Os professores trouxeram um pouco de experiência profissional, refletindo sobre os fundamentos teóricos e as práticas voltadas ao processo educacional no Brasil e na Argentina. Os professores André Castanha (Unioeste – Francisco Beltrão), Gabriela Backes (Instituto Privado de Estudios Superiores – Oberá – Misiones), e Edemar Rotta (UFFS – Cerro Largo) participaram do debate, o qual foi mediado pelo professor Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.

Professora Gabriela Backes, de Misiones, falou sobre o ensino da língua portuguesa na Argentina. UFFS/Ariel Tavares

Além de acadêmicos da UFFS e outras instituições, o evento contou ainda com a participação de professores e alunos da Educação Básica, em especial no debate sobre alfabetização e letramento. Foram convidadas para palestras a professora Rejane Cavalheiro (UFSM – Santa Maria) e a pedagoga Andreia Florencio Eduardo, a mediação foi feita pela professora Márcia Adriana Dias Kraemer.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa "(Trans) Formação Inicial, Permanente e Contínua de Professores" (TRIPEC) e pelo Centro Acadêmico de Letras, o evento cumpriu os objetivos tanto na participação dos debates, como nas apresentações de trabalhos. "Nossa ideia é sempre ampliar o número de atividades, pois já fizemos isso nessa segunda edição. Outra intenção é que o Congresso seja bianual, sendo assim trabalharíamos para trazermos mais palestras e oficinas", destacou um dos organizadores professor, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia.