Apresentações culturais marcam comemoração do Dia da Consciência Negra no Campus Realeza

Publicado em: 19 de novembro de 2014 15h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu uma atividade cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O evento, realizado na noite desta terça-feira (18), contou com apresentações musicais e uma grande Roda de Capoeira, considerada um bem cultural registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Iphan).

O evento foi promovido pelo Projeto “Diversidade na UFFS: identidades em foco”, em parceria com o curso de Ciências Biológicas. O objetivo do projeto é promover discussões com a comunidade acadêmica e externa sobre as “diferenças”, as questões étnico-raciais, de gênero, de sexualidade e sobre as pessoas com deficiências.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristiane de Quadros, as universidades e demais ambientes escolares estão mais comprometidos em resgatar a história e a importância da cultura africana no país. “Em vários momentos tentamos promover o debate e a reflexão sobre essa nossa formação cultural e o que isso representa nos diversos espaços”, explica.

A abertura do evento foi conduzida pelos integrantes do Projeto Cultural "Viva a Capoeira - cultura, educação e saúde", coordenado pelo professor Julio Trevas. O público foi chamado para formar uma grande Roda de Capoeira. A partir disso, foi mostrado o canto, o toque dos instrumentos, as diferentes gingas, alguns golpes, todo o jogo e a brincadeira, símbolos da herança africana.

Logo após, o grupo do Conservatório Musical de Realeza fez um show de flautas. Uma homenagem aos professores e demais servidores da Instituição.

Ao final, foi a vez do grupo musical Villaca Trio encerrar as apresentações com afro-samba, afro-rock, MPB e Bossa Nova. O grupo se inspira na vertente da música afro-brasileira, trazendo composições populares de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros grandes nomes da música. O grupo cria novos arranjos para as composições que não trazem essa proposta. O Villaca Trio é formado pelo percussionista Valter Ferreira de Souza (Pacato), o baixista Kristopher Venze Nogueira, o saxofonista Carlos César Pires (Samurai) e a cantora Tays Villaca.