Aula Inaugural marca 1º Encontro de Física da UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 03 de dezembro de 2013 14h12min / Atualizado em: 23 de março de 2017 14h03min

O curso de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu seu 1º Encontro Acadêmico, entre os dias 28 e 29 de novembro. O evento foi marcado pela Aula Inaugural do Curso de Física, que foi ministrada pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Alexandre Urbano, sobre o tema reciclagem de baterias descartadas de telefone celular. O encontro foi organizado por docentes e estudantes, por meio do Centro Acadêmico de Física.

O coordenador do curso, Eduardo de Almeida, comentou que o evento marca o encontro de todos os acadêmicos de Física em torno de temas que, eventualmente, não são abordados em sala de aula. “Eles têm a oportunidade de manter contato com temáticas diferentes, de ponta, assuntos que pesquisadores da área estão realizando no momento, o conteúdo da Aula Inaugural, sobre reciclagem de baterias descartadas de telefone celular, reflete isso”.

Bolsista de Produtividade DTI (Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq), o professor Alexandre Urbano, explicou durante a Aula Inaugural que existem processos de reciclagem de baterias de celulares já estabelecidos, que utilizam o método de trituração total, sendo esse resíduo destinado para um fim secundário, como aditivos de tinta ou cimento. “O nosso foco foi tentar fazer algo inovador, no sentindo de fazer com que esses componentes voltassem a ser utilizados em baterias de celulares”.

Também disse que a bateria possui um único componente que possui valor, sendo um composto a base de cobalto, elemento escasso na natureza e muito caro. “Os desafios foram desenvolver técnicas para retirar esse componente de dentro da bateria, organizar uma logística de coleta e, por fim, descobrir que processo aplicar nesse composto de cobalto de modo que ele voltasse a ser ativo novamente para uma futura bateria. Com a realização da pesquisa, tivemos êxito até essa parte final”, concluiu o professor.

Também estava programada uma observação celeste, entretanto a atividade foi substituída por uma oficina sobre o tema, em razão das condições climáticas. A oficina foi conduzida pelo professor Janer Vilaça, do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, de Foz do Iguaçu. Ele também proferiu uma palestra intitulada “Taxonomia do Universo – uma visão do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho”.