Campanha sobre leitura de rótulos mobiliza comunidade acadêmica do Campus Realeza
Para incentivar a leitura adequada dos rótulos, foi sorteada uma cesta de Páscoa.

Publicado em: 02 de abril de 2018 14h04min / Atualizado em: 03 de abril de 2018 09h04min

Na última quinta-feira (29), foi sorteada a cesta de Páscoa da Campanha "O que você come na Páscoa é realmente chocolate? Conheça o que você come ! #Leiaorótulo!". Criada por acadêmicas do curso de Nutrição do Campus Realeza, a campanha tinha como objetivo orientar a comunidade acadêmica sobre a importância da leitura dos rótulos dos alimentos, contribuindo na melhoria das escolhas alimentares. Outro foco era fornecer informações sobre os benefícios do cacau.

Para incentivar a leitura adequada dos rótulos, foi sorteada uma cesta de Páscoa para quem descobrisse a quantidade exata ou aproximada de quilocalorias (Kcal) que havia na cesta. A cesta continha exatamente 6.079 Kcal e Adriana Gressele, acadêmica do curso de Medicina Veterinária, foi a grande vencedora. Ela palpitou a quantidade de 6.121 Kcal. A segunda colocada foi Francine Tedesco (6.150 Kcal); Nixson Jones Batista (6.000 Kcal) ficou em terceiro lugar e em quarto, Alcione Santa Catarina (5.993 Kcal).

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária, Adriana Gressele (ao meio), foi a vencedora do concurso

Mas para chegar a esse valor tão aproximado, Adriana e seus amigos uniram-se para tentar desvendar a quantidade de quilocalorias. Eles fizeram algumas fotos, observaram os tipos de doces na cesta e calcularam o valor total de 6.121 Kcal. O grupo participou da campanha colocando valores próximos do resultado que encontraram.

De acordo com as organizadoras da campanha, foram distribuídas cerca de 500 fichas de inscrição, sendo 234 validadas para participação no concurso. "Pode-se perceber que grande parte da população acadêmica não possui o hábito de realizar a leitura dos rótulos de alimentos, sendo que aqueles que possuem não sabem ler corretamente. Portanto, para que muitos pudessem participar da campanha, foi necessária a contribuição das estagiárias de Nutrição", destacou a professora Elis Carolina de Souza Fatel.

A professora também comentou que a campanha alcançou os objetivos: "Acreditamos termos atingido a nossa meta, que era informar a população acadêmica e contribuir para que faça escolhas alimentares mais saudáveis. Concluímos também que realizar uma campanha de educação alimentar e nutricional para coletividades não é algo fácil, em função da resistência de muitas pessoas em participar".

A campanha foi desenvolvida pelas acadêmicas Ana Claudia Garda, Andressa Damin, Franciele Camara, Marilei da Silva, Thaiane Rios e Viviane Scheid para o estágio obrigatório em Alimentação Coletiva, com orientação da professora Elis Carolina de Souza Fatel.