Campus Realeza: 2º Encontro Acadêmico de Física reúne cerca de 70 pessoas
Na noite do encerramento, foi realizada a oficina intitulada “A Mágica na Física” ministrada pelo professor da Unicentro, Rodrigo Bastos. Nela todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender como aplicar alguns conceitos físicos de uma forma lúdica a partir da mágica.

Publicado em: 21 de outubro de 2014 15h10min / Atualizado em: 06 de março de 2017 15h03min

Nos dias 15 a 17 de outubro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, foi realizada o 2º Encontro Acadêmico de Física (EFISREAL). O evento contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, dentre elas acadêmicos, professores da UFFS, alunos e professores da Educação Básica, em especial de colégios estaduais de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema. O encontro foi organizado pelo Centro Acadêmico de Física, em parceria com a coordenação de curso e PIBID-Física.

O palestrante da primeira noite, perito criminal da Polícia Científica do Paraná, Rodrigo Guerra, ministrou palestra sobre Física Forense. Durante a exposição, mostrou uma possibilidade de aplicação da Física na área forense e outra opção de carreira para os acadêmicos do curso. Além disso, ocorreu a apresentação de trabalhos na forma de pôsteres envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

No dia 16 de outubro, as atividades iniciaram à tarde com a realização de um minicurso sobre linguagem computacional LaTeX, ministrado pelo professor Jair Wyzykowski, em paralelo com a oficina “Física dos Instrumentos Musicais”, oferecida pela professora Danielle Nicolodelli Tenfen. À noite, foi realizada a palestra sobre Física Médica, ministrada pelo físico Enio Honda. Atualmente trabalhando no Hospital do Câncer de Cascavel (UOPECAN), o palestrante trouxe um pouco de sua experiência na área de radioterapia, além de apresentar outras especialidades dentro da física médica. Ao final, o coordenador do curso, professor Eduardo de Almeida, mediou discussões sobre a autoavaliação do curso de Física.

No terceiro dia do evento, dia 17 de outubro, foi realizado um minicurso sobre “Física Computacional”, ministrado pelo professor Wagner Tenfen, além de uma oficina sobre “Construção de Relógios Solares”, oferecida pelo professor Eduardo de Almeida, ambas realizadas no período da tarde.

Na noite do encerramento, foi realizada a oficina intitulada “A Mágica na Física” ministrada pelo professor da Unicentro, Rodrigo Bastos. Nela todos os participantes tiveram a oportunidade de aprender como aplicar alguns conceitos físicos de uma forma lúdica a partir da mágica, os quais podem ser utilizados em escolas pelos professores visando despertar o interesse dos estudantes pela Física. Todos os participantes receberam um “kit de mágica” contendo materiais para aprenderem alguns truques.

A finalização do evento foi marcada por uma competição de aviões de papel, sendo o critério de premiação o maior tempo de voo. Os premiados foram: 1º lugar - Felipe Burille (estudante do curso de Física), 2º lugar, Clóvis Caetano (docente do campus) e 3º lugar, Renato Peres (estudante do curso de Física).