Campus Realeza: 3ª Semana Acadêmica de Letras abre com apresentação artística

Publicado em: 19 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min

Os “Caminhos da Linguagem” estão em evidência na 3ª Semana Acadêmica de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A abertura do evento foi realizada na noite dessa quinta-feira (19), com uma apresentação artística do Grupo teatral La Broma. A terceira edição do evento encerra-se no sábado (21). Nesse período, os acadêmicos participarão de apresentações de trabalhos, oficinas e debates acerca das áreas de linguística, ensino das línguas portuguesa e espanhola e respectivas literaturas.

A coordenadora do curso, professora Sabrina Casagrande, enfatizou a importância da participação dos acadêmicos no evento, pois além de novos conhecimentos também promove a integração. “A linguagem não é um tema restrito à linguística, e nessa Semana Acadêmica teremos várias linguagens: a verbal e a não-verbal. A linguagem perpassa tudo o que discutimos em sala de aula. É importante participar e aproveitar”, ressaltou.

A maioria dos participantes do evento são do próprio curso de Letras, de acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Letras Machado de Assis, Eduardo Alves dos Santos, membro da equipe de organização. “Entre inscritos para a apresentação de trabalhos e ouvintes, temos a participação de aproximadamente 90 pessoas. Era o número esperado, visto a quantidade de acadêmicos do curso”, comentou.

No primeiro dia de debates, os estudantes participaram de uma mesa-redonda com o tema “Análise do discurso e ensino de línguas”, tendo como integrantes as professoras Luciana Iost Vinhas (UFFS/ Realeza) e Carolina Fernandes (UNIPAMPA/ Bagé-RS).

Na sexta-feira (20), a partir das 19h, a professora Maria Natalia Ferreira Gomes Thimóteo (UNICENTRO) profere a palestra “Ler: Verbo intransitivo?”, com a proposta de fazer uma reflexão sobre o ato de ler. Em seguida, mais uma mesa-redonda com o tema: “Variação linguística e ensino”, com os professores Clóvis Alencar Butzge, Marcela Langa Lacerda Bragança e Sabrina Casagrande.

Além disso, estão programadas sete oficinas que envolvem educação inclusiva, intertextualidade, literatura portuguesa, uso de dicionários, análise de materiais didáticos em língua espanhola, edição de vídeos e leitura de imagens.