Campus Realeza: Cinedebate traz série sobre pintura e estética moderna
A primeira sessão, realizada nessa segunda-feira (25), apresentou o pintor italiano Caravaggio, conhecido como um dos primeiros grandes representantes da arte barroca.

Publicado em: 26 de agosto de 2014 12h08min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min

Após o recesso letivo, o Cinedebate da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza retoma as atividades com o Ciclo Temático sobre o "Poder da Arte", série produzida pela BBC e apresentada por Simon Schama. As sessões são realizadas semanalmente às segundas-feiras, das 17h às 19h, na sala 207, do Bloco A. O objetivo é propiciar à comunidade acadêmica e externa momentos de formação e de discussão.

A primeira sessão, realizada nessa segunda-feira (25), apresentou o pintor italiano Caravaggio, conhecido como um dos primeiros grandes representantes da arte barroca. Evitando utilizar o método padrão de fazer cópias de velhas esculturas, o artista passou a pintar diretamente sobre a tela sem antes esboçar. Também usou pessoas da rua como modelos. Em seus quadros é marcante o uso de sombra e luz, além do impacto realista.

O debate foi conduzido pelo professor Marcos Beal, que ressaltou a importância de abordar as questões de beleza e de padrões estéticos modernos desde o renascimento até a arte contemporânea. “Isso nos permite ter uma visão mais qualificada sobre o significado das produções artísticas atuais”.

A séria "Poder da Arte" é composta por oito episódios, entretanto serão exibidos pelo Cinedebate quatro deles, iniciando com Caravaggio. Na sequência serão exibidos Jacques-Louis David (dia 01/09), Van Gogh (dia 08/09) e Rothko (dia 15/09). As sessões são realizadas sempre das 17h às 19h, na sala 207, do Bloco A. O formato dessas sessões é de grupos de estudo e/ou minicursos, com certificação para os participantes.