Campus Realeza é parceiro na realização de capacitação sobre boas práticas alimentares
Os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária, anexa à Secretaria Municipal de Saúde de Realeza, na Rua Soares Raposo. As turmas terão de 30 a 40 participantes e o curso será intensivo, com duração de apenas um dia.

Publicado em: 21 de maio de 2014 10h05min / Atualizado em: 16 de março de 2017 07h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, em parceria com a Vigilância Sanitária dos municípios de Realeza e Santa Izabel do Oeste, promove capacitação sobre “Boas práticas de manipulação/fabricação de produtos alimentícios”. O tema leva o mesmo nome de um projeto de extensão, que é vinculado ao Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan). O curso será ministrado no mês de junho e é voltado a proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, professora Elis Carolina de Souza Fatel, a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos e pela água vem aumentando, em especial, devido ao crescimento da prática de refeições “fora do lar”, preparadas de forma rápida e em grande escala. “A participação dos manipuladores e proprietários poderá habilitá-los para solucionar problemas do dia a dia da rotina de trabalho, relacionados à melhoria das condições higiênico-sanitárias do local de produção”, explica.

Entre os temas abordados na capacitação estão: Higiene de manipuladores, saúde dos manipuladores e doenças transmitidas por alimentos e água; Higienização de ambientes, equipamentos e utensílios, e contaminação cruzada; Higienização de frutas, legumes e hortaliças; Prática no laboratório de Técnica Dietética da UFFS; Controle de restos e sobras, reaproveitamento e pratos de risco; Recepção de alimentos, transporte e controle de qualidade; Controle integrado de pragas e vetores urbanos, controle da potabilidade da água e RDC 275 e 216.

O projeto conta ainda com a participação das bolsistas do curso de Nutrição Maiara Frigo (5ª fase) e Mariluci Fortes (3ª fase), além das voluntárias Janaíne Perin (1ª fase), Andrieli Teixeira (5ª fase), Mayara Luvizon (7ª fase), Pamela Zanetin (7ª fase) e Samara Cavaler (5ª fase) e do voluntário Thiago Bellé (9ª fase do curso de Medicina Veterinária).

Capacitação em Realeza

Os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária, anexa à Secretaria Municipal de Saúde de Realeza, na Rua Soares Raposo. As turmas terão de 30 a 40 participantes e o curso será intensivo, com duração de apenas um dia. A atividade será realizada no horário das 18h30min às 22h. 

De acordo com a Vigilância Sanitária, os proprietários de estabelecimentos que produzem refeições devem, obrigatoriamente, participar do treinamento.

Mais informações pelo telefone: (46) 3543-2031.

Capacitação em Santa Izabel do Oeste

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição fornecida pela Vigilância Sanitária até o dia 19 de junho. Será apenas uma turma, porém o curso está divido em seis módulos. A capacitação está programada para o horário das 13h30min às 17h.

A Vigilância Sanitária de Santa Izabel do Oeste funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Louro, 801, Centro.

Mais informações pelo telefone: (46) 3542-1177