Campus Realeza finaliza atividades do Outubro Rosa
A professora Renata Orlandi, coordenadora do GENTES, afirmou que o evento contemplou reflexões relacionadas à promoção de saúde, aos comportamentos preventivos, bem como à importância da adesão a modos de vida saudáveis e do apoio da rede social no processo de enfrentamento do diagnóstico de câncer.

Publicado em: 23 de outubro de 2014 15h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min

Nesta quarta-feira (22), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu mais uma etapa de conscientização vinculada ao “Outubro Rosa”. O evento foi realizado na Praça Central da cidade e contou com a participação de moradores de Realeza. A atividade foi organizada pelo Grupo de Estudos de Gênero da UFFS, o GENTES (Gênero, Trabalho, Educação e Saúde). O objetivo foi chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Foram realizadas orientações nutricionais, promovidas pelo curso de Nutrição, uma apresentação do Grupo Musical Acordos Vocais, vinculado ao Projeto Cultural Intervalo Musical (formado por acadêmicos, professores e técnicos-administrativos em educação), e uma Oficina de Pilates, ministrada pela profissional Angélica Macedo. O curso de Letras também organizou um varal de poesias.

A professora Renata Orlandi, coordenadora do GENTES, afirmou que o evento contemplou reflexões relacionadas à promoção de saúde, aos comportamentos preventivos, bem como à importância da adesão a modos de vida saudáveis e do apoio da rede social no processo de enfrentamento do diagnóstico de câncer. “O grupo de estudos está comprometido com a promoção de debates relacionados ao campo dos estudos de gênero, estando disponível para realizar outras ações articuladas com o Gamar. Ainda no campo da saúde pública, em dezembro, o grupo irá desenvolver ações vinculadas à semana de luta contra a AIDS”.

A iniciativa foi aprovada pela contadora Eunice Parasium, que coordena o Grupo de Apoio Mãos Amigas de Realeza (Gamar), voltado ao atendimento de mulheres com câncer. “Os pacientes que puderam participar das atividades se sentiram valorizados e gostaram de tudo. A parceria com o grupo foi muito importante”, destacou. A dona de casa, Nilva Terezinha Bernardi Taube, que venceu um câncer de mama considerado agressivo tem a mesma opinião. “Achei tudo maravilhoso, parece até uma renovação da vida, pela alegria”, comentou.

Outubro Rosa e o DIVERSA

As atividades de conscientização sobre o Outubro Rosa iniciaram com o DIVERSA, um evento de integração promovido pela UFFS, na semana do dia 13 a 17 de outubro. A primeira etapa ocorreu no dia 16 de outubro e foi voltada especialmente às mulheres do Grupo de Apoio Mãos Amigas de Realeza (Gamar). Na ocasião, foi exibido um filme sobre o enfrentamento do câncer e foram ofertadas oficinas de educação nutricional e de produção textual, nesta última as participantes escreveram uma narrativa sobre a luta no cenário oncológico.