Campus Realeza: oficina culinária é desenvolvida com idosos de Ampére
A oficina é uma das atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, envolvendo a área de Nutrição Social.

Publicado em: 26 de junho de 2014 17h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

O curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza realizou uma oficina culinária com 15 idosos, integrantes do Grupo HiperDia da cidade de Ampére, na tarde desta quarta-feira (25). A oficina é uma das atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, envolvendo a área de Nutrição Social. No Laboratório Nutrição e Dietética, o grupo aprendeu receitas que contêm baixo teor de sal e açúcar, medidas que ajudam a controlar a hipertensão arterial e o diabetes.

Entre os participantes da oficina, estava Elza Ribeiro Lazarin, de 78 anos. Para ela, aprender coisas simples para cuidar melhor da saúde é sempre muito importante. “Moro numa chácara, o que às vezes torna difícil sair e ver coisas novas. Gostaria de aprender mais, então essa é uma oportunidade muito boa”, comenta. Entre os poucos homens que participaram, Raul Ferandin, de 68 anos, se saiu muito bem durante o preparo das receitas. “Essa é uma experiência que levarei para casa, pois sempre que posso ajudo minha esposa na cozinha”, destacou.

Os idosos vieram acompanhados de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde que monitoram a saúde do Grupo HiperDia. A secretária de Saúde de Ampére, Orildes Bortolonedi, que também estava na oficina, fala sobre a parceria entre a Universidade e o município. “Essa aproximação é muito importante, pois não favorece apenas os idosos, mas também as crianças, pois as estagiárias fazem diversos trabalhos educativos com relação à alimentação saudável”, comentou. 

De acordo com a professora Amélia Dreyer Machado, que orienta as atividades na área de Nutrição Social, o estágio é quando o estudante tem a oportunidade do exercício da profissão ainda tutelado pelos professores orientadores e supervisores. “São desenvolvidas atividades de educação nutricional, avaliação do estado nutricional, observação das condições de produção da alimentação escolar, orientações nutricionais para grupos específicos, como o grupo HiperDia”, explicou.

O Estágio

O Estágio Curricular Supervisionado é uma fase obrigatória no curso de Nutrição, sendo um momento integrador do currículo de graduação em que o acadêmico coloca em prática os aspectos que fundamentam a vida profissional. O Estágio possui duas disciplinas de Prática Profissional trabalhadas na 7ª e 8ª fase do curso, e três disciplinas de estágios curriculares supervisionados, Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica e Nutrição Social, desenvolvidas na 9ª e 10ª fase.

Para atender as três disciplinas de estágios curriculares supervisionados, os acadêmicos da 9ª fase foram divididos em 18 duplas, cumprindo as atividades nos municípios de Realeza, Capanema, Santa Izabel do Oeste, Ampére, Pato Branco, Cascavel, Medianeira, Dois Vizinhos, entre outros.