Campus Realeza promove atividade de boas-vindas aos novos estudantes

Publicado em: 19 de março de 2014 09h03min / Atualizado em: 22 de março de 2017 13h03min

Para receber os novos acadêmicos, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), promoveu um evento de boas-vindas aos calouros no período diurno e noturno, desta quarta-feira (19). Além de conhecerem mais sobre os setores acadêmicos, a organização do Campus e o Projeto Pedagógico Institucional da UFFS, os calouros participaram da 3ª Edição do Café Universitário. O primeiro semestre letivo de 2014 iniciou segunda-feira (17) nos seis campi da UFFS.

Durante a recepção, a equipe diretiva do Campus Realeza fez uma apresentação dos diversos setores vinculados à Coordenação Acadêmica e Administrativa. Também foi apresentado o Projeto Pedagógico Institucional e outros documentos importantes que norteiam a vida acadêmica. Membros do DCE enfatizaram a importância da participação estudantil na tomada de decisões, assim como de outras atividades.

O diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, enfatizou que a universidade é um local de apropriação de novos conhecimentos consolidados ao longo da história. “Que nós possamos viver esse tempo na Instituição como um dos mais privilegiados da nossa vida, pois aqui nos renovamos, saímos temporariamente dos nossos espaços, e nos reconstituímos. Isso permite nos inserirmos no mundo de uma forma mais qualificada e ativa”.

Após a apresentação, tanto calouros como veteranos participaram da 3ª Edição do Café Universitário, promovido pelo DCE. A animação ficou por conta do Grupo Acordos Vocais, vinculado ao projeto de extensão Intervalo Musical.

Veteranos dão boas-vindas aos calouros

Além das atividades oficiais desta quarta-feira (19), alguns cursos de graduação também promoveram atividades de recepção aos novos estudantes. Confira:

Letras: Português/Espanhol

Os acadêmicos do curso de Letras organizaram um sarau nessa segunda-feira (17). Na atividade, veteranos de diferentes fases do curso “adotaram” um calouro para apresentarem o curso e sanarem dúvidas. Além da leitura das poesias, os estudantes também fizeram apresentações musicais.

Ciências Biológicas

O curso promoveu uma palestra inaugural com o tema “Educação para Biologia: práticas de ensino”, também nessa segunda-feira (17). Para a palestra, foram convidadas as professoras Geisa Percio do Prado e Manuela Gazzoni dos Passos. Os acadêmicos também organizaram um “trote solidário” com doação de livros infantis, além de outras atividades lúdicas e de confraternização.

Química

Os estudantes apresentaram um vídeo institucional do curso de Química, na noite dessa terça-feira (18). Além disso, foi feita uma atividade solidária para a arrecadação de alimentos não perecíveis entre os calouros e veteranos. O encerramento contou com várias atividades lúdicas.