Ciência e cultura movimentam o IV SEPE da UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 15 de outubro de 2014 15h10min / Atualizado em: 15 de outubro de 2014 15h10min

Encerrou, na quarta-feira (14), o IV Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O evento, aberto ao público, contou com a presença de alunos, professores, técnicos, comunidade local e representantes dos poderes legislativo e executivo municipal. Ao todo, foram apresentadas 70 comunicações orais de projetos desenvolvidos por discentes sob orientação de docentes do Campus Realeza.

O diretor em exercício do Campus Realeza, Clóvis Alencar Butzge, destacou a importância do SEPE. “Eventos como o SEPE permitem que a UFFS apresente para a comunidade regional o que tem sido feito no ensino, na pesquisa, extensão e cultura. Além disso, permite que a comunidade acadêmica conheça um pouco mais de si mesma, pois hoje são, emRealeza, cerca de mil discentes de graduação e pós-graduação e aproximadamente duzentos servidores, entre docentes, técnicos-administrativos em educação e terceirizados”.

O evento

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o SEPE, que neste ano esteve inserido no DIVERSA, tem o objetivo de promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da socialização dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS.

A abertura do IV SEPE, que aconteceu no dia 13, contou com um misto entre conhecimentos, reflexões acadêmicas e apresentações culturais.

Teve início com a apresentação do Coral Municipal FENABB Araucária, da cidade de Realeza. Na sequência o público assistiu a uma mesa de debate com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, realizada pelos professores Antonio Marcos Myskiw, Jackson Luís Martins Cacciamani, Marcos Antonio Beal e Julio Murilo Trevas. Para fechar a noite, os músicos Rennã Fedrigo e Otávio DelleVedove brindaram os presentes com uma apresentação repleta por variados ritmos musicais brasileiros e internacionais.

Segundo a coordenadora adjunta de Cultura da UFFS Campus Realeza, professora Cassiani Gotama Tasca, “as apresentações culturais contribuíram para a formação universitária, que não pode e nem deve ser circunscrita ao contexto de sala de aula, ao contexto técnico-científico, mas também contemplar situações de interação entre os discentes em contexto de formação cultural. Percebe-se que na região de abrangência do Campus há predominância de alguns gêneros musicais apenas e que a inserção dos acadêmicos em outros espaços musicais é de extrema relevância para a formação cultural e intelectual, especialmente no que diz respeito à inserção social desses acadêmicos. À medida que a Universidade leva ao público apresentações de diferentes gêneros musicais, também contribui para a formação de novas plateias”.

Mesmo com o SEPE finalizado, o Campus Realeza segue com uma intensa agenda de atividades, que integram o DIVERSA. A programação segue até a próxima sexta-feira (17).