Compreensões sobre licenciaturas são construídas durante evento no Campus Realeza
Além de promover o debate, o evento também traz a proposta de construir narrativas a partir da vivência dos participantes sobre as situações de ensinar e de aprender. Os relatos podem ser enviados pelo blog do evento: ciclodebates.blogspot.com.br/, onde serão publicadas posteriormente.

Publicado em: 07 de novembro de 2013 11h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

Com objetivo de formar uma rede de conversas entre licenciandos, professores da Universidade Federal da Fronteira (UFFS), professores da Educação Básica e demais atores interessados pelos processos de ensinar e de aprender, o Campus Realeza está promovendo o “Ciclo de Debates das Licenciaturas: das narrativas à construção de memórias de futuro". A abertura ocorreu na noite de quarta-feira (06), com a palestra do professor José Kuiava (Unioeste – Cascavel). O evento está vinculado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas.

Durante a palestra, o professor convidado lançou várias provocações, sem a pretensão de construir respostas. Também citou a escola como lugar de construir compreensões e problematizações em conjunto, pensando sobre a vida e não apenas a partir de conteúdos limitados às áreas do conhecimento.

Para o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, o exercício de abordar de forma reflexiva o que diz respeito da ação docente qualifica ainda mais a atividade. “A ideia é que os processos educativos se compreendam melhor nas suas complexidades, entendendo o público que temos, o contexto escolar, as histórias e as dificuldades, além da nossa própria trajetória. Assim, construímos nossa metodologia e ação”, salientou.

Sobre o andamento do evento, a professora Camila Caracelli Scherma, uma das coordenadoras, ressaltou que desde o início o trabalho realizado foi coletivo, cooperativo, conjunto e dialógico, o que têm se mantido durante o evento. “Nas rodas de conversas o diálogo e a polifonia prevaleceram, sendo um momento que construímos compreensões sobre as licenciaturas, o papel do professor, da escola, sobre tudo sobre a própria vida”, detalhou.

A finalização do evento propõe três temas de conversas: “Alteridade e singularidade: elegendo o fluxo de movimento na sala de aula”; “A epistemologia da prática docente: produção de conhecimento na articulação entre a escola de Educação Básica e a Universidade”; “A linguagem como categoria fundante da formação de professores”.

O evento é organizado pelos pelos professores da UFFS – Campus Realeza Cristiane de Quadros, Paula Vanessa Bervian, Jackson Cacciamani, Bruno Pastoriza e Camila Caracelli Scherma, com a colaboração das professoras Cherlei Coan e Cleusa Ziessman.