Curso de Ciências Biológicas do Campus Realeza recebe nota 4 do MEC
Para a coordenadora do curso, Izabel Soares, a nota evidencia o trabalho que professores, técnicos-administrativos em educação e discentes fazem na execução do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas.

Publicado em: 06 de novembro de 2014 16h11min / Atualizado em: 07 de março de 2017 08h03min

Mais um curso da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Desta vez, foi avaliado o curso de Ciências Biológicas, que recebeu nota 4. A Comissão de Avaliação in loco realizou o trabalho entre os dias 24 a 27 de setembro. A avaliação é feita com base em mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. Cada dimensão recebe um conceito, que varia entre um e cinco.

Para a coordenadora do curso, professora Izabel Soares, a nota evidencia o trabalho que professores, técnicos-administrativos em educação e discentes fazem na execução do Projeto Pedagógico do curso de Ciências Biológicas. “A proposta do curso reconhecida fortalece a certeza de que estamos possibilitando a integração dos componentes curriculares e o desenvolvimento de um conhecimento interdisciplinar, contribuindo com  a qualificação profissional do discente, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas ao campo de atuação do curso e criando oportunidades para este profissional atuar na licenciatura de maneira integradora com as demais áreas”, comenta.

Na dimensão organização didático-pedagógica (conceito 4,9), as avaliadoras consideraram excelentes a estrutura e os conteúdos curriculares, estando de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Também relataram que “a integralização dos componentes curriculares é feita a cada fase, de forma que o aluno se prepara para o entendimento amplo, generalizado e conexo com a realidade do professor da educação básica. Assim, pode-se dizer que a metodologia aplicada ao curso é inovadora, resultando em projetos com grande aplicabilidade na educação básica”.

Sobre a dimensão do corpo docente (4,3) as avaliadoras consideram que “a média de disciplinas por docente atende de forma plena o referencial mínimo de qualidade. A produção científica dos docentes vem crescendo com engajamento dos alunos na iniciação científica, sendo que 53,3% atendeu de forma suficiente o referencial mínimo de qualidade”.

Com relação à dimensão infraestrutura, o destaque ficou para os laboratórios. São 15 laboratórios didáticos implantados e distribuídos em três prédios, que são utilizados para as atividades de ensino, extensão e pesquisa pelos alunos do curso de Ciências Biológicas. Segundo as avaliadoras, a infraestrutura desses espaços é excelente, sendo que “dentre esses laboratórios destacam-se os laboratórios de microscopia, botânica, zoologia e anatomia”.